Dúvidas frequentes

Clique aqui e tenha acesso aos principais serviços
pelo Setor de Atendimento do Core-SP.

Core-SP

Blog

Setembro Amarelo: mês de conscientização e prevenção ao suicídio

Atente-se aos sinais dados pelas vítimas e saiba quais são as redes de apoio especializadas para acolhê-las

Por: Setor de comunicação | 01/09/2023, às 09:24

A campanha Setembro Amarelo é uma iniciativa do Centro de Valorização da Vida (CVV) que busca prevenir e conscientizar sobre o suicídio, tema delicado e ainda pouco discutido.

O movimento traz consigo a importância de falar sobre as diversas vidas que são interrompidas devido às graves questões de saúde mental, como depressão e traumas emocionais.

De acordo com os dados coletados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2021, o suicídio é responsável por uma morte a cada 40 segundos no mundo e, lamentavelmente, representa a segunda maior causa de mortes entre jovens de 15 a 29 anos de idade.

As pessoas que se encontram nesse tipo de situação, geralmente, apresentam comportamentos que merecem atenção especial de quem as cerca. Algumas vítimas não enxergam mais propósitos na vida, outras têm alterações constantes de humor e, às vezes, compartilham pensamentos e sentimentos que têm relação com o ato de tirar a própria vida. 

As frases abaixo são exemplos de alertas e pedidos de ajuda conscientes e inconscientes. Observe:

“A vida não vale a pena.”

“Estou me sentindo um estorvo.”

“Seria melhor se eu não estivesse mais aqui.”

“Não sinto vontade de viver.”

“Não aguento mais.”

O uso frequente de peças de roupa com mangas longas - principalmente em dias quentes - também merece atenção, trazendo à tona a possibilidade de automutilação. É preciso estar atento(a) a todos os sinais. 

Para evitar que a situação chegue a um nível irreversível, é extremamente importante divulgar os meios e canais de acolhimento existentes, chamados de redes de apoio. Veja alguns deles a seguir:

O Core-SP convida você a estender a mão a quem precisa vencer essa luta. Se a vítima for você, não hesite, peça ajuda!

Saber como cuidar do bem-estar é imprescindível para garantir melhor qualidade de vida e longevidade. Confira 7 dicas práticas para cuidar da saúde mental todos os dias



Como podemos melhorar?

Tem alguma sugestão, critica ou elogio? Algo que gostaria de comentar? Sentiu falta de algum serviço que o Core-SP pode oferecer?

Nosso objetivo é de aprimorar os serviços oferecidos para que possamos lhe atender cada vez melhor. Ajude a construir um novo Conselho!

Email: comunicação@core-sp.org.br

Coletamos dados e informações sobre a sessão exclusivamente para atendimento das atividades finais desta autarquia, por legítimo interesse do controlador, e para funcionamento de serviços de interesse do usuário de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.