Dúvidas frequentes

Clique aqui e tenha acesso aos principais serviços
pelo Setor de Atendimento do Core-SP.

Core-SP

Blog

Sete dicas práticas para cuidar da saúde mental todos os dias

Como cuidados no dia a dia podem ajudar sua saúde mental

Por: Setor de comunicação | 16/09/2022, às 15:19

Cuidar da saúde mental não devia ser um tabu. Sem preconceito, frescura ou desperdício de tempo, a saúde mental é um fato, não se deixe enganar: assim como o corpo físico adoece, o mesmo pode acontecer à mente.

Para além do Setembro Amarelo – campanha nacional de prevenção ao suicídio -, o Core-SP convida você, representante comercial, a entender um pouco mais sobre saúde mental e como exercitá-la no seu dia a dia.

Mas por que a mente adoece? Com o ritmo frenético do mundo moderno, todas as relações acontecem com muita intensidade, podendo vir acompanhadas de cobrança, exigência e estresse. Essa sobrecarga mental reflete um estilo de vida não saudável, que merece atenção constante.

Em muitos dos casos, a busca por ajuda pode ser adiada por medo ou vergonha em falar sobre as emoções. Não é sinônimo de fraqueza, há muitas pessoas enfrentando suas batalhas particulares: segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), no Brasil, 86% da população tem algum tipo de transtorno mental, como depressão e ansiedade.

O primeiro passo é entender o que é saúde mental. De acordo com a OMS, o termo corresponde a um estado de “completo bem-estar físico, mental e social”. A psicologia expande o conceito e trata, também, sobre como as pessoas vivem em harmonia com suas habilidades, aspectos emocionais, ambições e objetivos.

Saber como cuidar da saúde mental é imprescindível para garantir melhor qualidade de vida e longevidade. Além de evitar o desenvolvimento de uma série de doenças que podem prejudicar o corpo físico, sua relevância também se dá em como lidar com diferentes situações e emoções.

Os cuidados com a saúde mental estão longe de ser um desafio; na verdade, não só podem ser praticados diariamente como não exigem muito. Confira sete dicas práticas que o Core-SP traz a você sobre como incluir o cuidado consigo mesmo na rotina:

  1. Cuide do corpo físico

Já ouviu dizer que “este corpo é o único que temos”? Dar atenção à saúde física repercute de fora para dentro: contribui para a capacidade cognitiva, fortalece a autoestima e melhora o humor. Exercícios são uma boa pedida, pois liberam endorfina (o famoso “hormônio da felicidade”), melhoram a circulação e previnem doenças.

Outras atividades tão importantes quanto envolvem ter uma alimentação equilibrada, realizar exames preventivos e hidrata-se ao longo do dia. Entre uma venda e outra, que tal dar uma caminhada na região com uma garrafinha de água?

  1. Tenha uma boa noite de sono

Não é segredo que uma noite mal dormida prejudica o restante do dia, trazendo indisposição, dificuldade de concentração e até mau-humor. Isso acontece porque, durante o sono, o organismo se regenera e faz todas as regulações necessárias, como a produção de anticorpos.

Para evitar a mente inquieta, invista em um sono de qualidade, de 7 a 8 horas seguidas por dia, sem ou pouca interrupção, e evite utilizar aparelhos eletrônicos antes de dormir. Despertar com a sensação de energia recarregada pode fazer a diferença para conseguir fechar uma venda!

  1. Estabeleça metas realistas

Traçar objetivos é importante além dos negócios: viver com um propósito torna a vida mais agradável. Quando se tem uma ou mais motivações para sair da cama, trabalhar e estudar, há pelo que se dedicar e se inspirar!

Avalie seus objetivos e tenha em mente o que você gostaria de alcançar nos mais diversos âmbitos da sua vida, mas seja realista: não coloque metas muito distantes ou estressantes. Uma boa dica é diluir um grande objetivo em pequenas metas acessíveis, tornando o caminho mais fácil de ser percorrido.

  1. Cultive bons relacionamentos

Uma relação saudável é sinônimo de diálogo, compreensão e acolhimento - sem domínio, medo ou submissão. Mantenha próximos os familiares e amigos que você ama e fazem bem a você se sentir bem: bons relacionamentos trazem sentido para a vida!

Além disso, é importante ter com quem dividir os momentos bons e ruins enfrentados pelo caminho. Ter uma rede de apoio com quem contar ajuda a diluir o medo e a vergonha em compartilhar sentimentos.

  1. Diminua o tempo online

Que o celular facilita muito o contato entre amigos e clientes, nós sabemos, mas muito tempo em frente às telas pode ser nocivo à saúde, em especial, no que tange as comparações. Busque encontrar sua própria felicidade no dia a dia, com momentos ao ar livre e atividades diferentes. Equilibre suas tarefas, busque respiros ao longo do trabalho – um bom jeito de fazer isso é...

  1. Valorize momentos consigo mesmo

Tire um tempo para si mesmo: praticar o amor-próprio é importante para a saúde mental e emocional. Valorize atividades que tragam alegria, desde momentos de lazer aos mais simples da rotina – o importante é ser prazeroso e levar o pensamento para longe das preocupações.

Separe um momento do dia para fazer algo que você gosta, como assistir uma série, fazer uma caminhada ou ler um bom livro. Respire, relaxe e seja grato! Valorize sua personalidade e saiba reconhecer suas próprias conquistas, você merece ser feliz!

  1. Busque ajuda profissional

Preste atenção em si mesmo. Como tem se sentido? O que tem deixado sua rotina mais ou menos alegre? Ao perceber que há dificuldade em lidar com certas emoções, busque ajuda! Há diferentes alternativas, profissionais e serviços de psicologia que podem ajudá-lo, ninguém precisa estar só.

Vale lembrar que o Centro de Valorização da Vida (CVV) possui voluntários treinados para ajudá-lo em situações como essa: o telefone 188 e o chat online estão disponíveis o dia todo, todos os dias!



Como podemos melhorar?

Tem alguma sugestão, critica ou elogio? Algo que gostaria de comentar? Sentiu falta de algum serviço que o Core-SP pode oferecer?

Nosso objetivo é de aprimorar os serviços oferecidos para que possamos lhe atender cada vez melhor. Ajude a construir um novo Conselho!

Email: comunicação@core-sp.org.br

Coletamos dados e informações sobre a sessão exclusivamente para atendimento das atividades finais desta autarquia, por legítimo interesse do controlador, e para funcionamento de serviços de interesse do usuário de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.