Dúvidas frequentes

Clique aqui e tenha acesso aos principais serviços
pelo Setor de Atendimento do Core-SP.

Core-SP

Blog

Agosto lilás: mês de conscientização no combate à violência contra a mulher

O Core-SP convida você a fazer parte da campanha que busca conscientizar a população e somar forças para proteger a mulher dos inúmeros tipos de violência

Por: Setor de comunicação | 16/08/2023, às 09:59

O Agosto Lilás é uma campanha em combate à violência doméstica e familiar contra a mulher, instituída por meio da Lei Estadual nº 4.969/2016, idealizada pela Subsecretaria de Políticas Públicas para Mulheres (SPPM) para comemorar os 10 anos da Lei Maria da Penha, sancionada em 7 de agosto de 2006.

A mobilização tende a alertar sobre o assunto contando com as políticas públicas para combater essas situações que são recorrentes no Brasil - e no mundo - e questionar quais providências serão tomadas para que isto mude.

O Core-SP impulsiona esta campanha ajudando a divulgar informações para conscientizar o maior número de pessoas, proteger as mulheres que sofrem violência e punir legalmente seus agressores.

Dados oficiais

De acordo com a Agência Patrícia Galvão, plataforma digital com informações em dados sobre violência contra mulher, cerca de 26 mulheres sofrem agressão física por hora no Brasil.

O site de notícias Agência Brasil registrou, apenas em 2022, 2.423 casos de violência contra a mulher, sendo 495 assassinadas. Pela legislação, o feminicídio passou a ser considerado homicídio qualificado e entrou na lista de crimes hediondos, com penas que vão de 12 a 30 anos.

Os estados de São Paulo e Rio de Janeiro concentram a maior porcentagem, alcançando 60% dos casos.

Lamentavelmente, estes números ainda são uma triste realidade.

Tipos de violência

O Instituto Maria da Penha (IMP), que homenageia e carrega o mesmo nome da lei, lista os tipos de violência doméstica e familiar contra a mulher:

  • Violência física: qualquer conduta que ofenda a integridade ou saúde corporal da mulher, como espancamento, sufocamento, tortura, entre outros;
  • Violência psicológica: qualquer conduta que cause dano emocional e diminuição da autoestima, como humilhação, ameaça, perseguição, entre outros;
  • Violência sexual: qualquer conduta que constranja a presenciar, a manter ou a participar de relação sexual não desejada mediante intimidação, ameaça, coação ou uso da força, como estupro, forçar gravidez, impedir métodos contraceptivos, entre outros;
  • Violência Patrimonial: qualquer conduta que configure retenção, subtração, destruição parcial ou total de seus objetos, instrumentos de trabalho, documentos pessoais, bens, valores e direitos ou recursos econômicos, como furto, privação de bens, destruição de documentos, entre outros; e
  • Violência Moral: qualquer conduta que configure calúnia, difamação ou injúria, como acusação sem fundamento, desvalorização, xingamentos, entre outros.

Canais de denúncia

Os canais de denúncia são meios disponíveis para que a vítima possa se proteger e pôr fim nesse sofrimento.

  • Disque 180  - Delegacia Especializada da Mulher;
  • Casa da Mulher Brasileira - telefone 3275-8000 - endereço Rua Vieira Ravasco, 26 – Cambuci – São Paulo, SP;
  • As Justiceiras - rede de apoio, acolhimento e orientação - WhatsApp: (11) 99639-1212;
  • Defensoria Pública; e
  • Juizado de Violência Doméstica.

O Core-SP convida você a fortalecer esta campanha. Divulgue essa matéria e ajude a proteger todas as mulheres que estão passando por qualquer tipo de violência.



Como podemos melhorar?

Tem alguma sugestão, critica ou elogio? Algo que gostaria de comentar? Sentiu falta de algum serviço que o Core-SP pode oferecer?

Nosso objetivo é de aprimorar os serviços oferecidos para que possamos lhe atender cada vez melhor. Ajude a construir um novo Conselho!

Email: comunicação@core-sp.org.br

Coletamos dados e informações sobre a sessão exclusivamente para atendimento das atividades finais desta autarquia, por legítimo interesse do controlador, e para funcionamento de serviços de interesse do usuário de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.