Dúvidas frequentes

Clique aqui e tenha acesso aos principais serviços
pelo Setor de Atendimento do Core-SP.

Core-SP

Blog

Você já doou sangue? Entenda a importância desse gesto

A sua solidariedade salva vidas

Por: Setor de comunicação | 14/06/2022, às 15:08

Sangue é vida. Em suas veias, corre um composto de células que levam oxigênio para todo o corpo, defendem o organismo contra infecções e participam da coagulação de feridas. Tudo isso é insubstituível: o ser humano é a única fonte de matéria-prima. O Core-SP convida a você, representante comercial, a entender mais sobre a doação de sangue neste Junho Vermelho!

Em primeiro lugar, vale lembrar que a doação de sangue é importante sempre: ao longo de todo o ano, os hemocentros precisam estar preparados para atender qualquer emergência, por meio de doações regulares e voluntárias. Isso porque o tempo de validade do sangue doado é relativamente curto, o que reforça que a rotatividade é essencial.

Mas o acesso ao sangue seguro ainda é um privilégio para poucos. Segundo o Ministério da Saúde, a maior parte dos países de baixa e média renda luta para disponibilizar sangue seguro, pois as doações de sangue são baixas e o equipamento para testagem é escasso. No mundo todo, 42% do sangue coletado é em países de alta renda, que abrigam apenas 16% da população mundial.

Por que Junho Vermelho?

A campanha foi criada em 2015 pelo movimento Eu Dou Sangue – e tem o mês como base por conta do dia 14 de junho, Dia Mundial do Doador de Sangue. A data foi escolhida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2005, em homenagem ao nascimento de Karl Landsteiner, médico austríaco que descobriu o fator Rh e as diferenças entre os tipos sanguíneos.

Outros dois fatores considerados para a escolha de Junho Vermelho são as férias escolares e o início do inverno, período em que o número de doações tende a diminuir. Ao longo do mês, a sociedade é mobilizada a doar sangue de forma voluntária, entender a importância desse ato e homenagear os doadores, que salvam milhares de vidas.

Por que doar?

Dados do Ministério da Saúde apontam que apenas 16 em cada mil brasileiros são doadores de sangue, o que representa 1,6% da população – embora o número esteja dentro do recomendado pela OMS de, pelo menos, 1% da população doadora, o estoque está longe de atender a demanda, que tem sido ainda maior devido à pandemia da Covid-19.

Uma única bolsa de sangue pode beneficiar até quatro pessoas em situações diversas: no hemocentro, o sangue doado é separado em diferentes componentes – como hemácias, plaquetas e plasma – para ser distribuído aos hospitais. Tudo isso sem afetar em nada a saúde do doador: além de a recuperação ser imediata, são coletados no máximo 450 ml, enquanto uma pessoa adulta tem, em média, cinco litros de sangue.

As doações são essenciais para tratamentos e intervenções urgentes nos mais diversos fins, como: apoiar procedimentos médicos e cirúrgicos complexos; ajudar no tratamento de doenças crônicas, como falciforme e talessemia; auxiliar em cuidados maternos e neonatais; amparar tratamentos de feridos durante todos os tipos de emergências, como acidentes, conflitos armados e desastres naturais.

Como doar?

Para doar sangue é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 quilos, não ter ingerido bebidas alcóolicas nas 12 horas anteriores à doação, não fumar antes de duas horas da doação e não estar em jejum – essas são algumas das orientações, você pode conferir as demais aqui. Caso você tenha tido Covid, gripes ou resfriados, lembre-se de respeitar um período mínimo de 30 dias após a melhora completa dos sintomas!

O portal do movimento Eu Dou Sangue é uma ferramenta excelente para conferir locais para doação, veja aqui. No Estado de São Paulo, a Fundação Pró-Sangue, ligada à Secretaria da Saúde do Governo do Estado de são Paulo, está entre os cinco maiores bancos de sangue da América Latina. No site, você pode consultar o hemocentro mais próximo e os estoques de sangue, que são divulgados diariamente.

Percebeu a importância desse gesto de solidariedade, representante? Faça sua doação de sangue ajude a salvar vidas!



Como podemos melhorar?

Tem alguma sugestão, critica ou elogio? Algo que gostaria de comentar? Sentiu falta de algum serviço que o Core-SP pode oferecer?

Nosso objetivo é de aprimorar os serviços oferecidos para que possamos lhe atender cada vez melhor. Ajude a construir um novo Conselho!

Email: comunicação@core-sp.org.br

Coletamos dados e informações sobre a sessão exclusivamente para atendimento das atividades finais desta autarquia, por legítimo interesse do controlador, e para funcionamento de serviços de interesse do usuário de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.