Dúvidas frequentes

Clique aqui e tenha acesso aos principais serviços
pelo Setor de Atendimento do Core-SP.

Core-SP

Blog

Core-SP na Exposec: confira a cobertura completa

Conselho teve estande na maior feira de segurança na América Latina

Por: Setor de comunicação | 13/06/2022, às 12:38

A estreia do Core-SP na Exposec gerou muita troca de experiência! Entre 7 e 9 de junho, o Conselho teve um estande na única feira da América Latina que traz as mais recentes tecnologias, produtos e serviços para o setor de segurança. Mais de 800 marcas estiveram presentes, nos segmentos de segurança eletrônica, privada, pessoal, pública, patrimonial e empresarial – um prato cheio para os representantes comerciais da área!

Em sua 23ª edição, a Exposec – realizada na São Paulo Expo – contou com palestras, atrações e soluções inovadoras no setor de segurança. Este ano, sob o slogan “a nova era da segurança conectada”, o evento apresentou novas tecnologias e tendências mercadológicas, além de oferecer workshops gratuitos com foco na atualização de conhecimento técnico.

Essa foi a primeira vez que o Core-SP esteve presente na Exposec, que certamente ficará marcada na história. O estande contou com profissionais das mais diversas áreas do Conselho, de prontidão para atender todos os visitantes e, inclusive, visitar outros estandes. O fiscal Eduardo Mathias explica que esse é o principal papel da Coordenadoria de Fiscalização nas feiras: apresentar o Core-SP como um parceiro.

Em eventos como esse, a Fiscalização se divide em duas vertentes: há fiscais que ficam disponíveis no estande para esclarecer dúvidas e prestar atendimento aos visitantes e os que exploram outros estandes da feira, procurando representantes comerciais ou um responsável pelo setor comercial da empresa.

O fiscal Cezar Niehues veio diretamente do Core-SC participar da Exposec. Ele destaca a parceria com o Core-SP e a troca de experiências que acontece entre os Conselhos nesses eventos, fundamental para garantir a essência fiscalizadora das entidades. Ao orientar outros estandes, Niehues reforça a “correta relação entre quem contrata e quem exerce a atividade, destacando a importância de se cobrar o registro do Core na hora de contratar um representante”, diz.

Orientações como essa são importantes para evitar problemas trabalhistas no futuro, além de conscientizar as empresas sobre os benefícios de ter um representante comercial registrado no Conselho. Caso elas ainda não possuam e algum dia tenham interesse, o fiscal acredita que as empresas vão lembrar da atuação do Core junto delas nas feiras: uma memória que aliada ao material informativo, faz com que as empresas fiquem mais atentas à obrigatoriedade do registro.

Ao longo da 23ª edição da Exposec, os ficais Eduardo e Cezar destacam o bom movimento no estande do Core-SP, mas percebem que a maior parte dos visitantes com quem tiveram contato foram empresários, indústrias e distribuidoras. Nesses casos, as principais assessorias eram a respeito de propostas de parceria e como contratar representantes comerciais – e é aqui que brilha a assessora Emanuelle Marizy, com explicações a respeito do balcão de oportunidades.

Marizy conta aos visitantes que os representantes com registro regular no Conselho podem usufruir desse serviço online no portal, em que é possível encontrar novas oportunidades de mercado – muitas delas oferecidas por empresas presentes na Exposec. E, claro, o benefício que elas possuem ao contratar representantes com registro regular: “oferece credibilidade para a empresa e segurança para o registrado”, reforça Emanuelle.

Outra ação de Marizy é esclarecer todos os benefícios que um representante tem ao ter registro ativo no Core-SP – os quais muitas vezes a representada e o próprio representante não sabem que é oferecido. O programa de incentivos reúne uma série de descontos em estabelecimentos de consumo corriqueiro, como drogarias e postos de gasolina: “descontos tão bons que impactam no que é pago de anuidade, acaba sendo devolvido para o bolso do representante com o que ele paga de tributo federal”, afirma Emanuelle. Fora os cursos de formação, em uma parceria exclusiva entre Core, Sebrae e Senac, para garantir a atualização profissional constante!

O estande do Core-SP também recebeu a visita de inúmeros representantes, como Adolfo Costa, representante comercial com 26 anos de atuação. Embora seja do ramo de autopeças e borracha, Costa diz que gosta de participar de eventos em outras áreas, pois é importante estar atento às tendências e ao que está acontecendo no mercado. Não foi sua primeira vez na Exposec, mas Adolfo percebeu um ambiente concorrido e cheio de novidades.

O representante sente que o mercado, em todos os segmentos, está em uma fase de reposicionamento, fruto do momento delicado durante e pós-pandemia da Covid-19. “O momento agora é de observação, para que a gente possa tomar um rumo mais certeiro daqui a pouco” – Adolfo ainda comenta que a presença do Core-SP em feiras como a Exposec é fundamental para a valorização da categoria:

O representante comercial precisa ser mais valorizado na profissão por toda a sociedade, mas principalmente pelo próprio ‘representante comercial’, aquele que trabalha na marginalidade, que sequer conhece o Conselho (...) Essa presença é importante tanto para fazer a divulgação, quanto para mostrar o trabalho que o Core que está fazendo para ajudar os representantes”

Todos os dias, os visitantes do estande do Core-SP na Exposec também tiveram a oportunidade de ter atendimento jurídico com os advogados do Conselho. A advogada Marina Demarchi aponta alguns dos principais temas que surgiram no plantão: “esclarecimento sobre dúvidas contratuais, questões relativas a Lei 4.886 ou qualquer normativo referente à representação comercial e dicas para uma contratação de representantes legal e segura para as representadas”, relembra Marina.

Outra oportunidade importante que o Core-SP proporcionou aos visitantes da Exposec foi a troca de experiências com o conselheiro sr. Francisco Clemente, representante ativo que atua há quase 52 anos. Clemente acredita que a presença do Conselho em feiras como a Exposec é importante para mostrar que o Core está ali por eles: “o representante fica sabendo que tem uma instituição presente onde ele está trabalhando, por ele”, afirma o conselheiro.

Informação, orientação e aproximação - a presença ativa do Core-SP busca levar conhecimento à sociedade sobre o que é o Conselho e quais as suas atribuições, fortalecendo a atuação da categoria e promovendo sua valorização em todos os segmentos!

Advogada Dra. Marina Demarchi presta atendimento jurídico na Exposec
Profissionais do Core-SP na Exposec. Da esquerda para direita: fiscal Cezar Niehues do Core-SC; fiscal Eduardo Mathias; coordenadora da Fiscalização Luciana Pereira; dra. Marina Demarchi e fiscal Guilherme Ayres 
Estande do Core-SP na Exposec 2022


Como podemos melhorar?

Tem alguma sugestão, critica ou elogio? Algo que gostaria de comentar? Sentiu falta de algum serviço que o Core-SP pode oferecer?

Nosso objetivo é de aprimorar os serviços oferecidos para que possamos lhe atender cada vez melhor. Ajude a construir um novo Conselho!

Email: comunicação@core-sp.org.br

Coletamos dados e informações sobre a sessão exclusivamente para atendimento das atividades finais desta autarquia, por legítimo interesse do controlador, e para funcionamento de serviços de interesse do usuário de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.