Dúvidas frequentes

Clique aqui e tenha acesso aos principais serviços
pelo Setor de Atendimento do Core-SP.

Core-SP

Blog

5 motivos para você investir na sua atualização profissional

Investir em si mesmo faz a diferença no dia a dia pessoal e profissional

Por: Setor de comunicação | 03/06/2022, às 15:58

O mercado de trabalho está cada vez mais disputado e exigente: profissionais que estão no piloto automático, acomodados e estagnados, não tem vez. Garantir uma boa colocação ou recolocação não é mais tão simples - vivemos em uma era pautada pela informação, sobretudo digital, em que apenas o aprendizado acadêmico não é suficiente.

Agora, as empresas buscam por um novo perfil de colaboradores: pessoas que enxergam a atualização profissional como forma de crescer e agregar valor às suas funções, o que repercute diretamente, também, nos resultados da própria organização. Então, como cumprir com as principais demandas e tendências do mercado? O Core-SP explica!

A atualização profissional traz conhecimentos relevantes ao dia a dia que vão além do mercado de trabalho: ela envolve o investimento em si mesmo, que ultrapassa a camada profissional e repercute na sua visão de mundo, comportamento e atitudes. Além disso, a mudança reverbera em todos ao redor, contribuindo com um melhor desempenho e clima do ambiente de trabalho.

Há várias modalidades de atualização e capacitação profissional, conforme o tempo disponível e profundidade no assunto, que podem ir desde cursos de curta duração a cursos profissionalizantes e técnicos. Workshops também são uma ótima pedida: com foco em habilidades práticas, os participantes têm uma experiência imersiva em um determinado assunto, porém em um tempo mais curto.

Confira abaixo alguns dos benefícios que o Core-SP indica a você sobre a atualização profissional:

  1. Diferencial no mercado de trabalho

Que tipo de características você possui e seus concorrentes não? Proatividade, ambição, maturidade emocional, assertividade, visão de negócios... Cada vez mais, as empresas buscam profissionais que têm interesse em se desenvolver, afinal, o empenho dos trabalhadores repercute no crescimento da organização. A formação acadêmica, as especializações e a experiência demonstram seu potencial e agregam valor ao currículo.

Tudo isso contribui na conquista do diferencial, aumentando seu valor no mercado de trabalho, que vale lembrar, está muito disputado. Quanto mais você aprende, maior a sua entrega de resultado e com maior qualidade, logo, maior a chance de ser visto por outras empresas. Esse reconhecimento é fundamental para qualquer profissional, pois aumenta a chance de empregabilidade e promoções.

  1. Posições de liderança

Ao buscar desenvolver competências e habilidades que ainda não possui, você se torna mais apto para cumprir com suas atividades e é reconhecido por isso, pois está alinhando expectativa e entrega. Conhecimento técnico, cultural e prático são a tríade que podem auxiliá-lo na conquista de melhores cargos e mudanças na carreira.

Profissionais que demonstram interesse e buscam se manter atualizados no mercado de trabalho, não apenas garantem sua permanência na empresa como têm maiores chances de chegarem a posições mais elevadas – inclusive em cargos de liderança, para inspirar demais trabalhadores e levar esse conhecimento adiante.

  1. Melhores remunerações

Quando o profissional investe em si mesmo, ele se torna mais disputado pelo mercado de trabalho. A atualização profissional acompanha novos conhecimentos e visões estratégicas que contribuem com os resultados da empresa, de modo que a gestão não irá querer perdê-lo para a concorrência – o que pode, inclusive, gerar melhores salários e bônus.

Além disso, reter um talento é mais econômico e vantajoso para a empresa do que investir na contratação e treinamento de um novo funcionário – que pode ser que não traga os mesmos resultados, com a qualidade esperada, ou até que eventualmente saia do cargo. Contratar alguém pode custar até 30% a mais, enquanto manter um profissional que investiu em si mesmo traz resultados mais eficientes a organização.

  1. Reconhecimento de tendências

Quais ideias, práticas e teorias estão em alta na sua área de trabalho? O mercado está em constante movimento e transformação: uma visão aguçada do que acontece ao seu redor favorece o reconhecimento de tendências, iluminando oportunidades que podem ser exploradas em sua profissão e possíveis desafios a serem contornados, com os quais você pode se preparar com antecedência.

Manter-se atualizado profissionalmente também envolve a expansão de perspectiva, a “visão do todo”. Esteja bem-informado com jornais, revistas e portais noticiosos. Ter uma noção básica do contexto atual demonstra que você tem interesse em novas informações e está apto a aprender um pouco de tudo. Lembre-se: toda informação pode ser interessante!

  1. Networking

Participar de cursos, workshops, congressos e feiras é uma oportunidade excelente para networking, em especial, porque geralmente sobra pouco tempo livre no dia a dia para se dedicar a isso. Criar e manter uma boa rede de contatos só possui vantagens: trocar experiências, facilitar o contato com outras organizações, oferecer feedbacks e diretrizes, proximidade com fontes de inspiração, esclarecer dúvidas, propor parcerias...

Além disso, o networking ajuda a expandir oportunidades de carreira: alguém pode pensar em você quando surgir uma vaga semelhante ao seu perfil, ou mesmo para uma promoção ou novos clientes. Para facilitar essa ponte com outros profissionais e organizações, busque manter seu perfil no LinkedIn ativo e atualizado – clique aqui para seguir o Core-SP no LinkedIn e contribuir nessa trajetória!

Bônus: Desenvolvimento emocional

A atualização profissional também faz bem para o desenvolvimento pessoal e emocional. O conhecimento do próprio potencial, bem como a percepção de evolução e superação de deságios, gera mais vontade de avançar. Quando você reconhece seu valor, ele fica evidente nos seus comportamentos e expressões: essa postura traz autoconfiança e maturidade que repercutem nos demais.

Conhecer suas fortalezas e aperfeiçoar seus pontos de dificuldade gera mais segurança para desenvolver o trabalho. Quanto mais conhecimentos você possui sobre sua área de atuação e o mundo ao redor, mais assertividade você tem para tomar decisões, reduzir imprevistos, otimizar processos, antecipar demandas e solucionar problemas. Ter contato com profissionais com visões de mundo diferentes, em especial em cursos que o coloquem fora da zona de conforto, o prepara para lidar com o que vier pela frente.

Core-SP e Sebrae: juntos pela atualização profissional dos representantes

Percebeu a importância da atualização profissional, mas não sabe por onde começar? Faça parte do Programa Integrado de Capacitação do Core-SP! O Core Cursos é uma iniciativa do Conselho que tem o objetivo de incentivar a orientação profissional e a formação contínua de seus registrados.

Para ajudar nessa jornada, contamos com a parceria do Sebrae, uma das maiores instituições de ensino e educação profissionalizante do país. Desde 2021, o Core-SP oferece workshops online aos representantes comerciais, com temas baseados em pesquisas do próprio Conselho que revelam os assuntos de interesse dos registrados, a fim de atender suas necessidades profissionais.

Confira alguns dos temas dos cursos já oferecidos pela parceria entre Core-SP e Sebrae: “Descomplique vendas”; “Saiba como organizar seus controles financeiros”; “Atendimento ao cliente e linhas de crédito”; “WhatsApp Business” e “Técnicas de negociações para melhores resultados”.

Fique atento ao portal do Core-SP e nossas mídias sociais para ficar a par dos assuntos e horários dos próximos workshops do Core Cursos – esse pode ser o impulso que faltava para você turbinar sua carreira!



Como podemos melhorar?

Tem alguma sugestão, critica ou elogio? Algo que gostaria de comentar? Sentiu falta de algum serviço que o Core-SP pode oferecer?

Nosso objetivo é de aprimorar os serviços oferecidos para que possamos lhe atender cada vez melhor. Ajude a construir um novo Conselho!

Email: comunicação@core-sp.org.br

Coletamos dados e informações sobre a sessão exclusivamente para atendimento das atividades finais desta autarquia, por legítimo interesse do controlador, e para funcionamento de serviços de interesse do usuário de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.