Dúvidas frequentes

Clique aqui e tenha acesso aos principais serviços
pelo Setor de Atendimento do Core-SP.

Core-SP

Blog

Cinco sugestões de leitura sobre empreendedorismo para se inspirar

Obras de ficção e não-ficção trazem lições valiosas aos representantes

Por: Setor de comunicação | 15/06/2022, às 15:56

Seja no frio ou no calor, um livro é sempre uma boa companhia. O Core-SP indica a você, representante comercial, cinco livros sobre empreendedorismo para aumentar seu repertório profissional e, de quebra, exercitar seu hábito de leitura. Venha conferir!

As armas da persuasão – Robert B. Cialdini

O que leva uma pessoa a dizer “sim” a um vendedor, arrecadador de doações ou operador de telemarketing? Depois de passar anos caindo na lábia desses profissionais, psicólogo Robert B. Cialdini mergulhou a fundo no estudo da persuasão, inclusive se infiltrando em organizações que treinam tais habilidades.

Com uma linguagem acessível e exemplos práticos, o psicólogo ensina como influenciar pessoas e, ao mesmo tempo, se defender dos manipuladores. Em seus estudos, ele define seis princípios psicológicos que governam o comportamento humano quando tomamos uma decisão e que poder ser usados como armas de persuasão: reciprocidade, compromisso e coerência, aprovação social, afeição, autoridade e escassez.

Pense simples - Gustavo Caetano

Gustavo Caetano tinha apenas 19 anos e uma ideia quando começou a empreender hoje, é o criador da Samba Tech, uma das plataformas de EAD mais inovadoras do país. Em seu livro de estreia, Caetano mostra a importância de não acreditar no “sempre foi assim” e como saber que rumo tomar para tocar a vida das pessoas e mudar o mercado.

A metodologia do “pense simples” ensina a enxergar os problemas pequenos e adotar soluções imediatas a eles, uma lógica de simplicidade que estimula a inovação. Outro ponto essencial é saber como o fracasso pode moldar a mentalidade para o sucesso, além de ter agilidade e leveza para adequar seu rumo e continuar crescendo.

Do nosso jeito – Maureen Chiquet

Por que as mulheres deveriam separar a arte dos negócios da intuição? Por meio de sua trajetória de bacharel em artes com especialização em literatura a CEO internacional da Chanel, Maureen Chiquet ensina que a mulher pode ser determinada e flexível; introspectiva e sintonizada com o mundo; esposa, mãe e executiva.

Com insights valiosos que aprendeu nas grandes empresas que passou, Chiquet busca inspirar uma nova geração de mulheres a cultivar sua própria maneira de viver e liderar. Segundo a autora, a obra é indicada para mulheres que anseiam por uma vida que não imponha limites a quem ela quer se tornar.

A teoria de tudo – Jane Hawking

A história por trás de Stephen Hawking, um dos mais renomados cientistas do século, é contada de forma singular por Jane, sua ex-esposa. Diagnosticado com esclerose lateral amiotrófica aos 21 anos, Stephen e Jane sabiam que a situação só iria piorar, mas continuam criando e vivendo – superando todas as expectativas.

“A teoria de tudo” aborda aspectos fundamentais na vida do empreendedor, como perseverança, resiliência e visão a longo prazo. Mesmo não tendo as condições ideias, é preciso buscar caminhos para continuar aquilo a que você se propôs. Em uma história que acompanha os desafios e alegrias de um casamento de 25 anos, Jane mostra como superamos limites em nome daqueles que amamos.

A fantástica fábrica de chocolate – Roald Dahl

O Willy Wonka pode até ser o inventor mais incrível do mundo, mas nessa história, quem mais ensina o empreendedor são as crianças. Charlie Bucket é um garoto pobre que, junto com outras cinco crianças, consegue um bilhete premiado e entra para a disputa pela herança do império de doces criativos de Willy Wonka.

Embora seja um livro infantil de 1964 e com uma adaptação cinematográfica também focada nesse público, a história mostra como o encantamento é essencial na hora de vender um produto. A mesma fábrica despertava diferentes emoções e perspectivas em cada criança, o que mostra também a importância de entender as nuances do que se passa na mente de seus compradores para adequar melhor sua abordagem.



Como podemos melhorar?

Tem alguma sugestão, critica ou elogio? Algo que gostaria de comentar? Sentiu falta de algum serviço que o Core-SP pode oferecer?

Nosso objetivo é de aprimorar os serviços oferecidos para que possamos lhe atender cada vez melhor. Ajude a construir um novo Conselho!

Email: comunicação@core-sp.org.br

Coletamos dados e informações sobre a sessão exclusivamente para atendimento das atividades finais desta autarquia, por legítimo interesse do controlador, e para funcionamento de serviços de interesse do usuário de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.