Dúvidas frequentes

Clique aqui e tenha acesso aos principais serviços
pelo Setor de Atendimento do Core-SP.

Core-SP

Blog

[ENTREVISTA] A mulher na representação comercial: uma potência em ascensão

Organizadora do evento Core-SP e Dia Internacional da Mulher traz detalhes sobre a experiência

Por: Setor de comunicação | 14/03/2022, às 12:17

Resistência. Determinação. Empoderamento. A mulher é tudo isso e mais um pouco todos os dias. Neste Dia Internacional da Mulher (8 de março), o Core-SP ilumina as representantes comerciais com um evento bastante especial. Por meio de uma série de palestras e workshops, as profissionais trocaram experiências, atualizaram seu repertório e fortaleceram sua parceria – entre si e com o Conselho.

Coordenado e apresentado por Emanuelle Marizy, assessora do Presidente Sidney Fernandes Gutierrez do Core-SP, o evento reuniu profissionais de diferentes segmentos e regiões do estado. “Foi realmente um evento muito especial” – segundo Marizy, entre os 295 mil representantes comerciais registrados no Conselho, cerca de 10% são mulheres. A oportunidade de trazer visibilidade a elas faz a emoção transbordar:

“Poder trazer à tona a voz dessas mulheres dentro da profissão, fazer com que elas se sintam reconhecidas e valorizadas... É muito grandioso”.

Este ano marca a retomada da celebração presencial. A primeira edição presencial do evento foi em 2020 e teve grande repercussão. A expectativa sobre 2021 era grande, mas a pandemia impôs outros planos – os desafios, contudo, foram margem para aprendizados. Emanuelle explica que o Conselho teve que mergulhar num aprendizado virtual, focado em como atingir as pessoas onde quer que elas estivessem.

Embora ainda exista o receio em relação à Covid-19, o desejo de rever rostos conhecidos e receber novos representantes comerciais está sempre presente, com muita segurança e respeito. Todo esforço vale a pena. Para a organizadora, o toque humano faz toda a diferença: “nada substitui esse contato presencial”. O modelo vai além da facilidade em transmitir o conteúdo; ela defende que compartilhar conquistas e adversidades são muito mais vívidas quando compartilhadas olho no olho.

“Os sorrisos, os olhares, a gente só encontra no presencial. Acho que essa proximidade, esse toque humano, não só o conteúdo, trazem também a parte humana desse tipo de evento”.

A representação comercial é uma ponte entre a indústria e o comércio, o que torna a categoria bastante diversa. São diferentes realidades, ramos de atuação, experiências... Reunir mulheres tão únicas em um evento como esse é justamente o que o torna tão singular, com uma troca de aprendizados tão rica. Mas não é difícil encontrar um fio condutor entre elas: “são representantes que amam muito o que fazem, principalmente pelos bons resultados que têm”, aponta Marizy.

Entre as boas experiências que presenciou, a organizadora destaca os altos ganhos que a categoria proporciona e a liberdade de ir e vir, uma facilidade para a mulher, mãe e esposa no dia a dia. Os desafios não ficam para trás: infelizmente, ainda há muito preconceito no mercado de trabalho, como explica Emanuelle: “Elas [as representantes] fazem muitas visitas à clientes, com isso, existe o machismo, as cantadas, o menosprezo ao trabalho por ser mulher”.

Outra situação bastante frequente é sobre conciliar a vida profissional com a vida pessoal – que inclusive foi um dos temas da palestra Sebrae Delas. A parceria entre Sebrae e Core-SP une uma instituição referência em empreendedorismo ao Conselho com mais pessoas jurídicas no Brasil, preparando o representante para o mercado de trabalho: “o Sebrae tem colaborado com muito conteúdo abrangente, atual e necessário para o nosso profissional registrado”, diz Marizy.

Mas quando o assunto é a parceria Sebrae e Core-SP para a mulher, Emanuelle afirma que a dinâmica é ainda mais interessante, pois o universo feminino abre um leque particular de desafios, os quais as representantes precisam lidar diariamente:

“Além de a mulher ter os mesmos desafios que um homem na constituição de uma empresa, ela tem outro desafio, que é conciliar tudo isso com a maternidade, com o casamento, com o cuidar do lar. Tudo isso tem sido muito fomentado no projeto”

Outros parceiros do Core-SP marcaram presença no evento do Dia Internacional da Mulher. A Universidade Presbiteriana Mackenzie apresentou uma palestra sobre tecnologia e os benefícios da instituição para os registrados no Conselho. O workshop do Grupo Vigorito ensinou mecânica para as representantes, inclusive com uma atividade prática no carro. O encerramento com Mary Kay trouxe dicas rápidas de maquiagem para o dia a dia no trabalho, sorteios e brindes.

Sobre as próximas ações do Core-SP, Emanuelle cita o Conexão Seccionais Presidência e adianta alguns detalhes sobre o evento especial de Dia das Mães, como a troca de histórias entre mulheres que estão há anos na representação comercial e estão transmitindo o legado para seus filhos e filhas. A sugestão da organizadora é estar atento ao portal do Core-SP e à Área Restrita do RC para aproveitar todas as ações.

E tem novidade saindo do forno: “estamos formando um grupo de WhatsApp, onde nós vamos reunir todas as profissionais regulamentadas regulares no Core-SP que queiram trocar ideias, trocas experiências e fazer networking”, revela Marizy. A ideia é reforçar a necessidade de união entre as representantes comerciais, em uma categoria formada em 90% por homens. Emanuelle acredita que a chave é empatia:

“[Precisamos] que a gente esteja cada vez mais próximas umas das outras, para instituir, para inspirar, para levar motivação quando falta, porque os nossos dias são difíceis [...] mas se nós tivermos o otimismo, a garra necessária e nos ajudarmos, com certeza todas as representantes comerciais terão mais sucesso na profissão”

Para além deste 8 de março – para o ano inteiro, para a vida inteira –, a todas as mulheres que participaram do evento e a todas que não puderam, o Core-SP deseja muita força, luz e união.

Conte conosco para trilhar uma trajetória empoderada e cheia de conquistas!

A assessora do Presidente Sidney Fernandes Gutierrez organiza e apresenta o evento
O Presidente do Core-SP, Sideny Fernandes Gutierrez, presta seus agradecimenos às representantes comerciais
O evento especial do Dia Internacional da Mulher contou com uma série de palestras

 



Como podemos melhorar?

Tem alguma sugestão, critica ou elogio? Algo que gostaria de comentar? Sentiu falta de algum serviço que o Core-SP pode oferecer?

Nosso objetivo é de aprimorar os serviços oferecidos para que possamos lhe atender cada vez melhor. Ajude a construir um novo Conselho!

Email: comunicação@core-sp.org.br

Coletamos dados e informações sobre a sessão exclusivamente para atendimento das atividades finais desta autarquia, por legítimo interesse do controlador, e para funcionamento de serviços de interesse do usuário de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.