Dúvidas frequentes

Clique aqui e tenha acesso aos principais serviços
pelo Setor de Atendimento do Core-SP.

Core-SP

Blog

Conexão Seccionais: por dentro do evento em São José dos Campos e Campinas

Cobertura completa do evento com entrevista

Por: Setor de comunicação | 17/03/2022, às 14:04

O Conexão Seccionais está a todo vapor! Em março, foi a vez de São José dos Campos e de Campinas. Mas você sabe como esse evento começou? A assessora do presidente do Core-SP, Emanuelle Marizy, compartilha detalhes sobre o evento que conecta a sede do Conselho às doze seccionais no estado, levando informações jurídicas, contábeis, institucionais e atualização profissional ao representante.

A iniciativa teve início em 2019, por parte da diretoria do Core-SP. “É uma forma de aproximar realmente o Conselho, nosso presidente, conselheiros e funcionários de forma geral, dos profissionais que estão em cidades mais distantes” - Marizy explica que a intenção é compartilhar com os representantes comerciais conteúdos que até então apenas os registrados da capital tinham acesso, por conta de uma facilidade geográfica.

Embora a internet tenha contribuído para amenizar as distâncias e levar informações para os quatro cantos de São Paulo, nada substitui a interação presencial. Entre os doze escritórios seccionais, o Conexão Seccionais já esteve em Presidente Prudente, São José do Rio Preto, Ribeirão Preto, Marília, Bauru, São José dos Campos, Campinas e Sorocaba – com a expectativa de levar o programa para outras cidades.

Segunda edição do Conexão Seccionais 2022

Em 10 e 11 de março, em São José dos Campos e Campinas, respectivamente, a equipe jurídica, procurador geral e conselheiros do Core-SP estiveram presentes nas cidades. Emanuelle destaca que houve grande variedade nos segmentos dos profissionais registrados que compareceram, mas que os setores mais populares foram o alimentício, o tecnológico, o de confecção e o de material de construção.

Este ano, a assessora do presidente conta que a estratégia do Conselho para o Conexão Seccionais é dividida em duas vertentes: pedagógica e institucional. Na área pedagógica, o foco é instruir o profissional acerca da Lei 4886/2019:

“São assuntos referentes à lei que o representante comercial tem que estar por dentro para ser instruído sobre o contrato que ele está assinando, sobre um contrato que ele pode vir a assinar”, esclarece Marizy, como indenização por falecimento e alterações na lei que hoje favorecem o representante comercial no caso de uma recuperação judicial da empresa representada.

No âmbito institucional, o foco passa a ser o universo do Conselho em que o representante faz parte, pois, como explica Emanuelle, “Muitas vezes, o representante comercial não tem ideia do que temos aqui dentro do Core-SP para oferecer para ele”. Entre alguns dos temas abordados, a assessora cita as novas ferramentas do portal, o programa de benefícios e o balcão de oportunidades.

O lugar certo para tirar dúvidas

O esclarecimento de dúvidas é parte fundamental do Conexão Seccionais: “por mais que tenha muita experiência dentro da profissão, quando se fala na Lei 4886/2019, o representante comercial ainda tem pouco conhecimento”, Marizy conta que em São José dos Campos e Campinas havia muitas questões sobre o contrato, benefício do 1/12, taxas de impostos em comissões, tributação e o que o Conselho tem feito para reduzi-la.

Nesse quesito, Emanuelle destaca a atuação do procurador geral, doutor Paulo Porto, que explicou sobre a luta do Core-SP a respeito do Projeto de Lei Complementar (PSL) 005/2015, que tramita no Senado. Embora o representante comercial já esteja enquadrado no Simples Nacional, a intenção é descer no anexo cinco para o três, reduzindo a carga tributária.

De representante para representante

Outro diferencial do Conexão Seccionais é a presença dos conselheiros que fazem parte da diretoria do Core-SP: todos são representantes atuantes e cada um deles em um segmento diferente. Isso enriquece muito a categoria, pois os conselheiros conhecem a realidade da representação: “eles conseguem interagir com os profissionais, falando a mesma língua, sendo as mesmas dores e procurando levar soluções para questionamentos que eles sabem o que é no dia a dia”, explica Marizy.

A entrega de honrarias não fica de fora. Desta vez, Comissão de Honraria do Core-SP reconheceu a contribuição benemérita da vereadora Dulce Rita, de São José dos Campos. Em 2021, a parlamentar fez uma monção de repúdio contra o PL 5761/2019 e, este ano, recebeu o Troféu O Mascate e o Diploma de Honra ao Mérito.

Emanuelle adianta que as próximas paradas do Conexão Seccionais serão Ribeirão Preto e Marília, no final de abril, com datas a serem reveladas em breve. Representantes comerciais da região, fiquem atentos ao portal e redes sociais do Core-SP!

A todos os representantes comerciais de São José dos Campos e Campinas que puderam estar no evento conosco, nosso muito obrigado! E a todos os que infelizmente não puderam comparecer, não se preocupem: o Conexão Seccionais retornará às cidades já contempladas no segundo semestre.

Até lá!

Depoimentos

“Como representante comercial, eu sei das demandas de cada um dos setores, mas também sei que muitos anseiam por mudanças. Muitos têm, dentro de suas regiões, posicionamentos diferentes do nosso dia a dia, questões que possam ser eventualmente melhoradas. Essa proximidade com as seccionais é de suma importância para o futuro da representação comercial.” – Presidente Sidney Fernandes Gutierrez

“Essa troca de ideias com representantes que não fazem parte do meu segmento de atuação me proporciona enxergar a profissão de maneira diferente. Isso nos faz definir estratégias dentro do próprio Core-SP, para melhorar o dia a dia do representante comercial.” – Conselheiro Fábio Lofrano

“Participar abre portas e nos dá a oportunidade de ouvir a categoria dos representantes comerciais, tão ansiosa por mudanças. Eu acho que esse é o ponto mais importante, aproximar e nos conectar ainda mais com a categoria.” – Conselheiro Mauricio Pereira

 

Conselheiros do Core-SP homenageiam a vereadora Dulce Rita, de São José dos Campos, com o Troféu O Mascate e o Diploma de Honra ao Mérito

 

Representantes comerciais de São José dos Campos e Produrador Geral Dr. Paulo Porto no Conexão Seccionais

 

Representantes comerciais de Campinas e Produrador Geral Dr. Paulo Porto no Conexão Seccionais

 



Como podemos melhorar?

Tem alguma sugestão, critica ou elogio? Algo que gostaria de comentar? Sentiu falta de algum serviço que o Core-SP pode oferecer?

Nosso objetivo é de aprimorar os serviços oferecidos para que possamos lhe atender cada vez melhor. Ajude a construir um novo Conselho!

Email: comunicação@core-sp.org.br

Coletamos dados e informações sobre a sessão exclusivamente para atendimento das atividades finais desta autarquia, por legítimo interesse do controlador, e para funcionamento de serviços de interesse do usuário de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.