Dúvidas frequentes

Clique aqui e tenha acesso aos principais serviços
pelo Setor de Atendimento do Core-SP.

Core-SP

Blog

Cinco filmes sobre empreendedorismo para curtir no feriado

A sua sessão pipoca garantida com as indicações do Core-SP

Por: Setor de comunicação | 20/04/2022, às 15:06

Temporada de feriados chegando: uma ótima oportunidade para descansar e, ao mesmo tempo, aumentar seu repertório profissional e pessoal! O Core-SP apresenta a você, representante comercial, cinco conteúdos audiovisuais para aprender dicas valiosas sobre empreendedorismo e vendas:

Fome de Poder (2016)

Como um restaurante familiar de beira de estrada se tornou o McDonald’s, a primeira grande cadeia de fast food no mundo? A resposta está no vendedor de máquinas de milk-shake, Ray Kroc (Michael Keaton). Ao perceber a oportunidade de um modelo de negócio alimentício e inovador, o comerciante acreditou nisso mais que os próprios idealizadores, que pouco a pouco perderam o empreendimento que construíram.

O filme explora a importância da visão sistêmica e de evitar o comodismo nos negócios. Ter boas ideias é fundamental, mas é a implementação que faz a diferença. Outras dicas valiosas ao profissional de negócios são o foco na melhoria contínua, ter contato com diversos perfis de pessoas – bem como seus problemas e desejos – e acreditar no que faz, mantendo-se fiel aos seus princípios.

Onde assistir: HBO Max (assinatura) e YouTube, Apple TV e Google Play Filmes (aluguel).

 

A Vida e a História de Madam C. J. Walker (2020)

Madam C. J. Walker (Octavia Spencer) é um símbolo de inspiração para mulheres e empreendedoras. Filha de pais escravizados, vítima de um relacionamento abusivo e vivendo a base de um trabalho ruim, Madam Walker utilizou suas adversidades para criar um modelo de negócios que suprisse sua demanda e a de muitas outras mulheres negras: uma linha de produtos especializados em cabelo afro.

Nesta minissérie de quatro episódios, baseada no real, acompanhamos Madam Walker se tornar a primeira mulher negra milionária dos Estados Unidos e alguns desafios constantes na vida do empreendedor. A empresária ensina que a concorrência impulsiona a sair da zona de conforto, a necessidade de inovar constantemente para fidelizar os clientes e como conciliar a vida profissional e a pessoal.

Onde assistir: Netflix (assinatura)

 

Walt Antes de Mickey (2014)

Sonhar e realizar estão em sua potência máxima nesta cinebiografia de Walt Disney (Thomas Ian Nicholas), baseada no livro homônimo. Nela, vemos a trajetória do animador até a criação de Mickey Mouse, um dos símbolos do que viria a ser o império de entretenimento e uma das marcas mais valiosas do mundo. Vida pessoal e pessoal são entrelaçadas e perpetuam ensinamentos baseados na honestidade e seguir o que acredita.

Foco, liderança e resiliência são algumas das lições que Walt traz aos empreendedores. A importância de ter um bom plano de negócios e não desistir dele se alia a necessidade de saber criar e executar ao mesmo tempo, junto de pessoas que tenham os mesmos objetivos que você. E para quem tem interesse na área de marketing, o filme aborda questões como branding e gestão de marca – tudo em um lugar só.

Onde assistir: Amazon Prime Video (assinatura) e YouTube (aluguel)

 

Um Senhor Estagiário (2015)

Com um toque de humor, o longa-metragem aborda questões importantes, como o conflito de gerações e o etarismo (preconceito com base na idade). Ben Whittaker (Robert De Niro) é um aposentado viúvo que busca se reinventar num estágio, trabalhando para a startup de Jules Ostin (Anne Hathaway). Superando desavenças, essa dupla improvável mostra que o aprendizado é uma via de mão dupla e a confiança é essencial.

O “embate geracional” exibe diferentes formas de lidar com empresas e liderança, diferenças essas que devemos saber acolher, já que podem nos fazer crescer. A trajetória de Ben e Jules mostra que é preciso olhar com atenção para as experiências de seus parceiros de negócios e até de seus clientes, principalmente para estar aberto a novas oportunidades e saber gerenciar problemas.

Onde assistir: HBO Max (assinatura)

 

Brené Brown: o poder da coragem (2019)

Para a professora e pesquisadora da Universidade de Huston, Brené Brown, coragem e vulnerabilidade andam de mãos dadas. Neste documentário a autora de uma das palestras mais assistidas do TED Talks no mundo fala, de forma bem-humorada, sobre sair da zona de conforto e viver experiências diferentes, principalmente aquelas que nos desafiam a ser melhores.

Reflexões sobre o nosso propósito no mundo e os desafios da nossa existência são acompanhadas por dicas para empreendedores que buscam inspiração para fazer algo novo. Segundo Brené, para ter coragem é preciso se permitir estar em situações de vulnerabilidade, reconhecendo suas imperfeições. Liderança, vergonha, medo e empatia também fazem parte dessa palestra especial.

Onde assistir: Netflix (assinatura)



Como podemos melhorar?

Tem alguma sugestão, critica ou elogio? Algo que gostaria de comentar? Sentiu falta de algum serviço que o Core-SP pode oferecer?

Nosso objetivo é de aprimorar os serviços oferecidos para que possamos lhe atender cada vez melhor. Ajude a construir um novo Conselho!

Email: comunicação@core-sp.org.br

Whatsapp: (11) 3243 - 5516

Coletamos dados exclusivamente para atendimento das atividades finais desta autarquia, e para funcionamento de serviços de legítimo interesse do usuário de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.