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Comunicação com Eficiência

Sucesso, aqui vou eu!

Por: Flávio Hegedus Ferraro | 05/11/2019, às 14:30

Para comemorar o aniversário da nossa língua-mãe, trouxemos dicas preciosas que vão mostrar que falar bem o idioma , vai além de saber as clássicas regras da gramática

 

Hoje, 05/11, é celebrado o Dia Nacional da Língua Portuguesa, a última flor do Lácio, como diria o poeta Olavo Bilac – também autor da letra Hino à Bandeira Nacional – é uma estrutura viva e em constante transformação.

Para o Representante Comercial, saber utilizá-la – em conjunto com outras habilidades, como a empatia - é de suma importância, especialmente no momento de realizar uma venda. Pensando nisso, nós aqui do CORE-SP, elaboramos uma lista, com bons exercícios para você se expressar de forma clara e concisa.

Prepare-se

Antes de iniciar a apresentação de uma peça, os atores fazem reuniões para ler o texto. Depois ensaiam no palco – com figurino , marcações e iluminação – em um processo que leva, no mínimo, seis meses. Você, talvez, não disponha de tanto tempo para aprender sobre os atributos de seu produto. Mas, sempre que tiver espaço na agenda, procure ensaiar.  E. mesmo quem já tem experiência, não deve abrir mão do ritual, afinal ninguém está imune a um lapso, mesmo em uma máquina fantástica como o cérebro humano.

Conheça o seu público

A palavra comunicar vem do latim comunicare, sinônimo de dividir, partilhar, pôr em comum e pressupõe uma relação mais profunda que apenas informar um fato. Por isso, além de falar com clareza – observando o tom de voz, a respiração e, até os momentos de silêncio – é fundamental estudar a quem a mensagem chegará e em que circunstâncias a pessoa precisa do que você comercializa.

Slides ajudam, mas... use com moderação

Às vezes, temos tanto medo de nos esquecer do texto que fazemos uma apresentação extensa, com um parágrafo a cada clique. Para deixar tudo mais dinâmico, aposte em tópicos de texto com, no máximo três linhas cada um. O ideal é que a apresentação sirva como um guia para externar o seu raciocínio, não ultrapassando os 20 minutos de duração. Gráficos e quadros-resumo, também rendem personalidade ao conteúdo.

Faça planos

Elabore, no dia anterior, uma lista do que você precisa levar - um HD externo, um pen-drive, uma pasta com material físico de divulgação – e deixe tudo organizado. Vale fazer, até mesmo, um roteiro da apresentação. “Que papéis vou tirar da pasta primeiro?”, “Em que momento começo a exibir os slides?” Quais as perguntas que o interlocutor pode  fazer que estejam fora do script?”

E se, ainda assim, algo sair do roteiro?

Viver é arte e errar faz parte. Se, mesmo conhecendo o interlocutor, o espaço físico e o produto, algo sair do roteiro, não enfatize o que errou. Evite pausas muito longas, balbuciações, pedidos de desculpa em excesso. Respire, mantenha o foco no que estava dizendo, pergunte se houve alguma dúvida sobre o conteúdo até aquele momento e se é possível esclarecê-la após a apresentação. Assim, você ganha tempo para retomar o pensamento anterior. Também vale contar com a empatia do interlocutor que, com certeza perceberá seu empenho e dedicação.

Boa sorte rumo ao sucesso!

 



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