Clique aqui e tenha acesso aos principais serviços realizados
pelo Setor de Atendimento do Core-SP.
Por: Setor de comunicação | 03/11/2025, às 13:13
Após o Outubro Rosa — que tem como objetivo a prevenção e a detecção precoce do câncer de mama, chegam as iniciativas do Novembro Azul, voltadas à prevenção do câncer de próstata.
Criado em 2003 na Austrália, o movimento ganhou força no Brasil em 2011, quando o Instituto Lado a Lado Pela Vida replicou, inspirado pela trajetória do médico Eric Roger Wroclawski, — urologista que enfrentou a doença e desejava falar a respeito de cuidados preventivos com o público masculino acima dos 40 anos, que vai ao médico com menos frequência que as mulheres na mesma faixa de idade.
Além de enfatizar a necessidade do check-up, por meio de procedimentos simples, como os exames de sangue, que ajudam a identificar, entre outras condições, o colesterol alto e o diabetes, o Novembro Azul, é fundamental para romper o tabu acerca do exame do toque retal, necessário para identificar, tanto o aumento natural da próstata (a Hiperplasia Benigna), que acontece de maneira progressiva em 70% dos indivíduos a partir dos 40 anos, e o câncer de próstata, cuja incidência chega a 16% dos homens a partir dos 45 anos de vida.
Quando um tumor maligno é detectado precocemente, a chance de cura alcança um índice de 95% .
É bom lembrar que realizar o procedimento, não torna ninguém " menos homens" nem interfere na orientação sexual, que é diversa, expressa-se de muitas maneiras e deve ser . É uma atitude de cuidado e respeito consigo próprio, com os demais homens e com as pessoas ao redor.
Para saber mais a respeito do Novembro Azul, acesse o link a seguir:
https://share.google/PJo70rJVkSBCIQRXC
Tem alguma sugestão, critica ou elogio? Algo que gostaria de comentar? Sentiu falta de algum serviço que o Core-SP pode oferecer?
Nosso objetivo é de aprimorar os serviços oferecidos para que possamos lhe atender cada vez melhor. Ajude a construir um novo Conselho!
Email: comunicacao@core-sp.org.br