Dúvidas frequentes

Clique aqui e tenha acesso aos principais serviços
pelo Setor de Atendimento do Core-SP.

Core-SP

Blog

Janeiro Branco: mês da conscientização sobre saúde mental

A saúde começa de dentro para fora, cuide-se!

Por: Setor de comunicação | 05/01/2024, às 09:16

Janeiro Branco é muito mais que uma campanha representativa da saúde mental, é também uma emergência social. No Brasil, a ansiedade, a depressão e o burnout (esgotamento profissional) têm causado perda na qualidade de vida.

Segundo a pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2023, os brasileiros foram considerados os mais ansiosos do mundo e um dos mais deprimidos, apresentando inúmeros casos de depressão.

É preciso falar sobre saúde mental para mudar essa realidade.

O que prejudica a saúde mental?

A forma como lidamos com as frustrações depende de como está a qualidade da saúde mental. Atualmente, o maior desafio é a relação que o ser humano possui com o trabalho.

As atividades profissionais com prazos apertados e trocas de informações cada vez mais rápidas são uma grande fonte de estresse e de tensão, causando a sensação de insuficiência e de esgotamento.

Outros fatores responsáveis por prejudicar a saúde mental são quaisquer tipos de dependências, isolamento social e transtornos mentais.

Como reconstruir uma mente saudável?

Para cuidar, é preciso primeiro entendê-la. A saúde mental envolve o bem-estar psicológico, social e emocional de um indivíduo, afetando diretamente em nossas ações e decisões.

Para mantê-la ou, em alguns casos, recuperá-la, é importante investir nas seguintes fontes:

  • atividades físicas;
  • alimentação saudável;
  • qualidade do sono;
  • organização;
  • imposição de limites que respeitem as suas condições, físicas e mentais;
  • equilíbrio para aprender a lidar com situações estressantes;
  • metas e objetivos possíveis de serem realizados; e
  • pedir e aceitar ajuda

O Core-MG destacou 10 atitudes mais recomendadas por profissionais de saúde que vão ajudar você, Representante Comercial, a cuidar da sua saúde mental, para que juntos possamos quebrar o tabu em questões relacionadas ao tema e conscientizar sobre a importância de nos cuidar de dentro para fora. Clique aqui para ler.



Como podemos melhorar?

Tem alguma sugestão, critica ou elogio? Algo que gostaria de comentar? Sentiu falta de algum serviço que o Core-SP pode oferecer?

Nosso objetivo é de aprimorar os serviços oferecidos para que possamos lhe atender cada vez melhor. Ajude a construir um novo Conselho!

Email: comunicação@core-sp.org.br

Coletamos dados e informações sobre a sessão exclusivamente para atendimento das atividades finais desta autarquia, por legítimo interesse do controlador, e para funcionamento de serviços de interesse do usuário de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.