Dúvidas frequentes

Clique aqui e tenha acesso aos principais serviços
pelo Setor de Atendimento do Core-SP.

Core-SP

Blog

Fevereiro Roxo: mês da conscientização das doenças crônicas

Devido ao envelhecimento da população, as doenças crônicas crescem no país; saiba mais sobre mal de Alzheimer, lúpus e fibromialgia

Por: Setor de comunicação | 01/02/2024, às 09:50

A campanha Fevereiro Roxo busca conscientizar a população sobre o mal de Alzheimer, lúpus e fibromialgia, doenças que não tem cura.

Como consequência do envelhecimento da população, as doenças crônicas têm crescido no país e incluir a alimentação saudável e a prática de atividade física se tornam cada dia mais necessárias.

A seguir, abordaremos mais sobre as doenças que compõem a conscientização no mês de fevereiro:

Mal de Alzheimer

O mal de Alzheimer é um transtorno neurodegenerativo progressivo que se manifesta pela deterioração cognitiva e da memória, comprometendo as realizações das atividades diária e uma variedade de sintomas neuropsiquiátricos e de alterações comportamentais. 

O Ministério da Saúde aponta que a doença atinge cerca de um milhão de brasileiros, entre 60 e 90 anos de idade.

Os primeiros sinais são notados a partir da perda de memória e da alteração de comportamento frequentes. Quando a doença está caminhando para o estágio moderado, nota-se dificuldade de ficar sozinho ou realizar qualquer atividade. Em seu estágio avançado, podemos perceber a incapacidade de cuidar de si mesmo, comprometendo sua segurança e das pessoas que o cercam, além de dificuldades de se locomover.

Caso o mal de Alzheimer seja diagnosticado no início, é possível retardar o seu avanço e ter mais controle sobre seus sintomas. Atualmente, existem medicações que controlam a doença ou diminuem sua progressão que, apesar de não ter cura, proporcionam melhor qualidade de vida.

Lúpus

O Lúpus é uma doença inflamatória autoimune, que pode afetar múltiplos órgãos e tecidos, como pele, articulações, rins e cérebro.

São reconhecidos dois tipos principais de lúpus: o cutâneo, que se manifesta apenas com manchas na pele, e o sistêmico, no qual um ou mais órgãos internos são afetados.

Os sintomas incluem fadiga, febre, dor nas articulações, inchaços, vermelhidão na pele, dor no peito para respirar, sensibilidade à luz do Sol, queda de cabelo, entre outros.

A doença, apesar de incurável, pode ser tratada com remédios anti-inflamatórios, desde que sejam acompanhados pelo médico, e protetor solar para prevenção de lesões na pele.

Segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR), existem - aproximadamente - cerca de 65 mil pessoas com lúpus no país, sendo a maioria mulheres.

Fibromialgia

A fibromialgia é uma doença reumatológica que afeta a musculatura, causando dor. De acordo com a Sociedade Brasileira de Estudos para a Dor, a doença tem difícil diagnóstico, o que dificulta saber a quantidade de pessoas que a têm - no Brasil e no mundo.

Seus principais sintomas são fadiga, alterações do sono, distúrbios intestinais, depressão e ansiedade. 

Já o tratamento tem como meta aliviar os sintomas com melhora na qualidade de vida e, diferentemente das demais doenças crônicas, a fibromialgia tem como principal aliado um tratamento não-medicamentoso: o exercício físico. Outras opções como relaxante muscular e analgésicos carecem de acompanhamento médico. O acolhimento da família também é um fator importante para enfrentá-las.

O Core-SP divulga informações sobre a campanha Fevereiro Roxo para que mais pessoas se conscientizem a respeito das doenças crônicas.



Como podemos melhorar?

Tem alguma sugestão, critica ou elogio? Algo que gostaria de comentar? Sentiu falta de algum serviço que o Core-SP pode oferecer?

Nosso objetivo é de aprimorar os serviços oferecidos para que possamos lhe atender cada vez melhor. Ajude a construir um novo Conselho!

Email: comunicação@core-sp.org.br

Coletamos dados e informações sobre a sessão exclusivamente para atendimento das atividades finais desta autarquia, por legítimo interesse do controlador, e para funcionamento de serviços de interesse do usuário de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.