Dúvidas frequentes

Clique aqui e tenha acesso aos principais serviços
pelo Setor de Atendimento do Core-SP.

Core-SP

Notícia

Representante, o prazo para entrega do Imposto de Renda está terminando!

Por: Setor de comunicação | 25/05/2022 | 12:25

Declarações podem ser enviadas até o dia 31 de maio

Com o prazo próximo do fim, a Receita Federal ainda espera receber cerca de 9 milhões de declarações. Os contribuintes têm até o dia 31 de maio para efetuar o envio sem multa, contudo, o último balanço feito pelo governo, às 11h da última segunda-feira (23), indicou que ainda faltam 30% de documentos a serem entregues.

Neste ano, são esperadas 34,1 milhões de declarações – o mesmo número entregue no ano passado. 2022 também marca o centenário de existência do Imposto de Renda, que segundo o site da Receita Federal, “os valores arrecadados têm contribuído para o desenvolvimento do Brasil, financiando a saúde, educação, segurança e inúmeros serviços públicos prestados ao cidadão brasileiro”.

O servidor foi liberado 6 de março e deve ser baixado no site da Receita Federal, com a possibilidade de instalar o programa no computador, o aplicativo no celular ou preencher o formulário online. E atenção: quem é obrigado a declarar (clique aqui para conferir) e não o fizer, ou perder o prazo, paga multa de, no mínimo, R$165,74 e, no máximo, correspondente a 20% do imposto devido.

No caso de declarações pré-preenchidas, o contribuinte precisa apenas verificar se todos os dados estão corretos e, se necessário, corrigir eventuais distorções ou complementar o que faltar. Vale lembrar que essa modalidade está disponível somente aos cidadãos que possuem conta gov.br no nível de segurança prata ou ouro.

Em 2022, a Receita Federal irá disponibilizar cinco lotes de restituição, nos dias: 31 de maio; 30 de junho; 29 de julho; 31 de agosto e 30 de setembro.

Representante, não deixe de declarar seu Imposto de Renda no prazo!

Mais Notícias

Coletamos dados e informações sobre a sessão exclusivamente para atendimento das atividades finais desta autarquia, por legítimo interesse do controlador, e para funcionamento de serviços de interesse do usuário de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.