Dúvidas frequentes

Clique aqui e tenha acesso aos principais serviços
pelo Setor de Atendimento do Core-SP.

Core-SP

Notícia

Projetos inéditos e mais atendimentos: acompanhe os resultados da Fiscalização 2022

Por: Luciana Keli Pereira | 09/11/2022 | 11:23

Coordenadoria fez história no Core-SP

A proximidade do final do ano ativa o clima de festa, mas também o de avaliar resultados e inspirar o ano que está por vir: nesse sentido, o Core-SP tem muito o que celebrar, em especial, na Coordenadoria de Fiscalização, que fez história em 2022!

Como autarquia federal, a Fiscalização faz parte do DNA deste Conselho, sendo responsável por garantir o exercício legal da representação, autuar os profissionais faltosos e conscientizar a sociedade sobre a importância da atuação legal. O setor é recente, com menos de quatro anos de existência, mas já tem realizado inúmeros feitos.

Para a coordenadora da Fiscalização, Luciana Pereira, 2022 foi um ano decisivo para consolidar ações que já vinham sendo realizadas nos últimos anos, como o Conexão Seccionais Fiscalização e participações em feiras, mas não fica por aí: “evoluímos e atendemos um número muito maior do que nos outros anos”. Ao todo, a coordenadoria visitou mais de 500 stands de empresas em eventos e realizou quase 250 diligências.

As diligências são novidade por aqui, que pela primeira vez na história do Core-SP, foram feitas no ano de 2022. Outra ação inédita é o incentivo a contratação de representantes comerciais por empresas que atuam com venda direta ou não possuem representantes como prestadores de serviço – essencial para fomentar a categoria.

A seguir, algumas das ações realizadas pela Fiscalização do Core-SP neste ano.

Conexão Seccionais Fiscalização

O Conexão Seccionais ajuda a garantir a capilaridade da Fiscalização da sede aos Escritórios Seccionais em todo o estado de São Paulo. No programa, os fiscais trazem orientações sobre o exercício responsável da representação, informam sobre os direitos e deveres da profissão – conforme a Lei 4.886/1965 – e apresentam resoluções do sistema Confere/Cores.

Além de incentivar a atuação ética e transparente entre Conselho, representantes e representadas, o Conexão Seccionais é marcado pela visita ativa dos fiscais a órgãos municipais, escritórios de contabilidade e empresas representadas. Nelas, a Fiscalização verifica se os direitos e deveres entre os pares estão de acordo com a legislação – sempre conscientizando sobre a contratação de representantes comerciais registrados.

Conexão Seccionais Fiscalização: cidades visitadas

Neste ano, o programa teve início em Marília, entre os dias 16 e 18 de maio. Houve a reunião na Secretaria da Fazenda da cidade, junto ao secretário Levi Oliveira, a respeito do convênio administrativo entre as entidades e os benefícios dessa parceria. Também foram visitados os escritórios Lunardeli Contábil e Contábil Gélamo, além da JR Falcão Distribuidora.

Em seguida, a Fiscalização esteve em Bauru, nos dias 18 e 19 do mesmo mês. A reunião com a Secretaria de Economia e Finanças do município, com o auditor fiscal Marcos Roberto Garcia, tratou os benefícios da parceria administrativa entre as entidades. Dois escritórios foram visitados: Estrela Assessoria Contábil, Borsoli Contabilidade.

O segundo semestre levou a Fiscalização ao litoral de Santos, em 22 de setembro. Lá, os fiscais visitaram quatro escritórios de contabilidade, sendo: Contabilidade Chagas, Adição Contábil, LHC Assessoria Empresarial e Contabilidade Paulo Sérgio Marques.

Diligências no estado

Os agentes fiscais do Core-SP também estiveram visitando a capital e cidades de todo o estado – nesses casos, o foco da ação é a orientação às empresas, são as chamadas diligências.

As empresas que atuam com representantes comerciais recebem o “Ofício de Orientações Gerais acerca dos contratos de representação comercial”, com foco nos direitos e deveres da profissão; já as que atuam com vendas diretas recebem o “Ofício de Informações sobre a atividade de representação comercial”, que foca no incentivo à contratação de representantes.

As diligências ocorrem em todo o estado: na capital, 156 empresas foram fiscalizadas; e no interior, 88. Outro ponto importante é que, no interior, os fiscais também participam de reuniões em órgãos públicos, como a Secretaria da Fazenda de Limeira, a Secretaria de Finanças de Jundiaí, a Secretaria da Fazenda de Taubaté e a Secretaria de Finanças de Itu.

Feiras profissionais

Os eventos são parte fundamental da agenda do Core-SP: além de estar mais próximo aos representantes comerciais, o ambiente dinâmico permite mais trocas entre o Conselho e a sociedade. Neles, o foco da Fiscalização é apresentar o Core como um parceiro e conscientizar para a contratação de representantes comerciais registrados, o que acontece de duas formas: os fiscais esclarecem as dúvidas das empresas que procuram o stand do Conselho e visitam ativamente os stands dos expositores

A Feicon inicia o calendário de participações do Core-SP, como o único evento da América Latina que oferece uma visão completa da construção civil e arquitetura. Entre 29 de março e 1° de abril, na São Paulo Expo, os fiscais visitaram quase 110 stands.

Em junho, o Conselho esteve na Exposec, o único evento no Brasil a trazer as mais recentes tecnologias, produtos e serviços para o setor de segurança. De 7 a 9 de junho, também na São Paulo Expo, os fiscais prestaram atendimento a 70 stands.

No mês seguinte, o Core-SP participou da Eletrolar Show, a maior feira de bens de consumo da América Latina, abastecida para indústria e varejo. Entre os dias 11 e 14 de julho, na Transamerica Expo Center, os fiscais visitaram quase 100 stands.

Ainda em julho, dessa vez entre os dias 19 e 22, o Conselho marcou presença na Fipan, a maior feira de food service da América Latina e uma das maiores do mundo. O evento ocorreu na Expo Center Norte e os fiscais visitaram mais de 130 stands.

Entre os dias 17 e 19 de agosto, o Core-SP voltou à São Paulo Expo para participar da Pet South America, a maior feira voltada para negócios pet da América Latina. Lá, os agentes fiscais visitaram mais de 100 stands.

Em setembro, o Core-SP saiu da capital para chegar a Sorocaba, na Feira de Segurança e Soluções Industriais – a primeira do estado. O evento ocorreu de 1 a 3 de setembro, onde os fiscais visitaram todos os 13 stands!

Destacamos a parceria que ocorre entre os Conselhos Regionais do sistema Confere/Cores: os eventos também atuam como um espaço de trocas de boas práticas, otimizando a fiscalização à nível nacional. Neste ano, em junho, o Core-SP participou da Exposuper, a maior feira de negócios no varejo de Santa Catarina, a convite do Core-SC; e em outubro, sob iniciativa do Core-RS, na Mercopar, a maior feira de inovação e negócios da América Latina.

Expectativas para 2023

Inspirada pelos bons resultados de 2022, a coordenadora da Fiscalização do Core-SP, Luciana Pereira, afirma que as ações já realizadas irão evoluir e serão consolidadas as que foram iniciadas há pouco tempo. “Pretendemos desenvolver novos projetos ao longo do ano, que ainda estão em estudo”, adianta Luciana, “além de aumentar ainda mais tanto a fiscalização, quanto a orientação, buscando fomentar a representação comercial”.

O Core-SP tem o orgulho de compartilhar os frutos de suas atividades em 2022, prestando contas à sociedade e garantindo à representação o exercício pleno da profissão.

Mais Notícias

Coletamos dados e informações sobre a sessão exclusivamente para atendimento das atividades finais desta autarquia, por legítimo interesse do controlador, e para funcionamento de serviços de interesse do usuário de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.