Clique aqui e tenha acesso aos principais serviços
pelo Setor de Atendimento do Core-SP.
Entre os dias 29 de julho e 1º de agosto, o Confere promove o Seminário dos Coordenadores e de Aquisições, reunindo coordenadores e equipes de licitações de todos os Regionais para debater e alinhar diretrizes fundamentais para a gestão administrativa, financeira e contratual dos Conselhos.
A programação inclui palestras técnicas e debates, com a participação de especialistas como a professora Nádia Dall Agnol, o coordenador de gestão estratégica do Ministério da Gestão, Marcelo Pontes, e a chefe da Divisão do Arquivo Nacional, Camilla Pacheco. Os temas abordam desde a atuação dos agentes públicos e a segregação de funções em contratações, até os impactos da NR-1, da LGPD e da decisão normativa TCU nº 216/2025.
“O seminário reforça o compromisso do Sistema Confere/Cores com a transparência, padronização e eficiência na gestão pública, promovendo o intercâmbio de experiências e a consolidação de boas práticas entre os Regionais”, destaca o presidente do Confere, Archimedes Cavalcanti Júnior.
No primeiro dia do evento, Samuel dos Santos, assessor técnico de Licitações do Core-SP, foi homenageado em reconhecimento às ações técnicas que vem desenvolvendo em prol da melhoria dos processos organizacionais, administrativos e licitatórios, no Confere e em seus Conselhos Regionais, visando ao fiel cumprimento da boa governança e responsabilidade pública no âmbito do Sistema Confere/Cores.
A Delegação do Core-SP, composta pelo Coordenador Geral, Jailson Augusto de Oliveira, pela Controladora Geral, Andréia Ribeiro de Queirós, pela Coordenadora Administrativa, Meriellen Silva Brito dos Santos, o Coordenador Técnico, Maike André Marques, o Coordenador do Setor de Atendimento, Fabrício Robson da Silva Santos, o Assessor Técnico de Licitações, Samuel dos Santos, Assessora Técnica de Licitações, Graziella Paula Atum Dorta e o Chefe do Setor de Compras, Antônio Carlos Barbosa.
No segundo dia do evento, aprogramação do Seminário dos Coordenadores e de Aquisições do Sistema Confere/Cores 2025 incluiu, no dia 31 de julho, a palestra “Gestão documental e destinação de documentos dos conselhos profissionais”, ministrada por Camilla Pacheco, chefe da Divisão de Análise de Instrumentos de Gestão de Documentos do Arquivo Nacional, com esclarecimentos da coordenadora de Gestão de Documentos, Flávia Claudino.
A apresentação tratou de diretrizes técnicas e normativas para o tratamento adequado de documentos nos conselhos profissionais, com foco em classificação, guarda, eliminação e preservação de informações. O tema foi contextualizado a partir das exigências legais e das boas práticas previstas em instrumentos de gestão documental pública.
Também foram discutidos, na mesma data, os impactos da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) sobre os acervos documentais, especialmente no que se refere aos registros profissionais cancelados e à destinação final de dados pessoais sensíveis.