Dúvidas frequentes

Clique aqui e tenha acesso aos principais serviços realizados
pelo Setor de Atendimento do Core-SP.

Core-SP

Notícia

Confere realiza II Reunião Plenária Ordinária com pauta estratégica para o fortalecimento do Sistema Confere/Cores

Por: Setor de comunicação | 21/07/2026 | 21:07

O Conselho Federal dos Representantes Comerciais (Confere) deu início, nesta terça-feira (21), à II Reunião Plenária Ordinária de 2026, em Brasília, para deliberar sobre temas administrativos, jurídicos e institucionais que impactam diretamente a atuação da Representação Comercial em todo o país.

Ao longo de três dias de programação, a Plenária contempla uma agenda voltada ao fortalecimento da governança do Sistema, à modernização da gestão e ao aprimoramento das atividades finalísticas desenvolvidas pelo Confere e pelos Conselhos Regionais. A pauta reúne temas estratégicos relacionados à fiscalização profissional, tecnologia da informação, prestação de contas, atualização normativa e relacionamento institucional.

Antes da abertura dos trabalhos, o presidente do Confere, Archimedes Cavalcanti Júnior, prestou homenagem ao atual delegado do Confere Lionézio Duarte Rezende, que deixa o cargo e passa a atuar como 1° diretor-suplente do Core-MS. O presidente também deu as boas-vindas ao Walter Souza Peixoto e Fernando José Goulart Mota, recém-empossados como diretor-presidente e diretor-secretário do Core-BA, respectivamente.

Após os reconhecimentos, os participantes deram início às deliberações previstas na ordem do dia, incluindo o julgamento das prestações de contas dos Conselhos Regionais referentes ao exercício de 2025, o referendo de normativos e atos homologatórios e a apreciação de propostas de atualização de resoluções do Confere. Também integra a programação a palestra sobre os impactos da Reforma Tributária para os representantes comerciais, tema de grande relevância diante das mudanças no sistema tributário brasileiro.

Durante a reunião, os delegados ainda analisarão assuntos de grande importância para o Sistema Confere/Cores, como os recentes acórdãos do Tribunal de Contas da União (TCU) e o relatório do Grupo de Trabalho Interministerial da Casa Civil sobre os Conselhos de Fiscalização Profissional.

A pauta também contempla temas voltados à gestão institucional e à inovação, entre eles a criação de Grupo de Trabalho para o aprimoramento das ferramentas de tecnologia da informação do Sistema Confere/Cores e a análise de soluções tecnológicas para os Conselhos.

Já na parte da tarde, a programação da II Reunião Plenária Ordinária do Conselho Federal dos Representantes Comerciais (Confere) contou com uma palestra dedicada aos impactos da Reforma Tributária para os representantes comerciais. A apresentação foi ministrada pelo Dr. Anderson Moura, contador e advogado tributarista, para discutir as principais mudanças no sistema tributário brasileiro e seus reflexos sobre o exercício da profissão.

Na abertura da exposição, o palestrante destacou que a Reforma Tributária representa uma mudança estrutural na forma de tributação do país e exigirá dos representantes comerciais uma postura cada vez mais estratégica em relação ao planejamento fiscal, à gestão financeira e ao cumprimento das obrigações tributárias. Segundo ele, a adaptação às novas regras será um fator decisivo para a competitividade e a segurança jurídica da categoria.

Mais Notícias

Coletamos dados e informações sobre a sessão exclusivamente para atendimento das atividades finais desta autarquia, por legítimo interesse do controlador, e para funcionamento de serviços de interesse do usuário de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.