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Black Friday e Copa do Mundo impulsionam interesse pelas compras

Por: Setor de comunicação | 31/10/2022 | 15:41

Saber se planejar para o período é essencial para alavancar vendas

Pela primeira vez, a Copa do Mundo e a Black Friday acontecem no mesmo período – o Core-SP mostra a você que isso tem mais a ver com as vendas do que você imagina! Em uma pesquisa realizada pelo Uol, em parceria com o Instituto Mind Minders, a proximidade do primeiro jogo da Copa, em 24 de novembro, e da Black Friday, realizada no dia seguinte (25), impulsiona o interesse pelas compras.

Em um cenário econômico que ainda carrega vestígios da crise gerada pela pandemia, ambas as datas representam oportunidades de aquecimento de consumo. Entender quem é o consumidor que busca as promoções e suas intenções de compra são relevantes para os representantes comerciais que desejam se preparar para esse período e alavancar suas vendas.

Preparação é a palavra-chave: as semanas anteriores à Black Friday são decisivas para engajar e conquistar o público O evento faz parte do calendário de compras brasileiro, sendo que 95% dos respondentes da pesquisa do Uol afirmam pesquisar os preços dos produtos antes de 25 de novembro – no geral, as buscas são realizadas até um mês antes, mas intensificam a partir da segunda semana do mês.

Mais de mil pessoas responderam ao levantamento: 62% declaram intenção de ir às compras e 36% se planejam antes, uma média que se mantém nos últimos dois anos de pesquisa. A sondagem também revelou que entre os que compraram na Black Friday anterior, 86% estão propensos a comprar novamente.

A Copa do Mundo só tem a agregar a esse cenário. Uma pesquisa de consumo realizada pela Globo mostrou que 72% dos entrevistados pretendem comprar algo na Black Friday em função da Copa – as categorias de produtos mais citadas são: roupas e acessórios (20%), eletrônicos (15%), supermercado (14%), calçados (12%) e bebidas alcóolicas (12%).

Outro dado relevante aos representantes comerciais que desejam se preparar para a data é em relação às estratégias de vendas. As live commerces são relevantes para 42% dos entrevistados e 57% declaram que elas são de grande ajuda para comprar produtos com bons descontos.

O Reclame Aqui também realizou um levantamento para entender o comportamento das empresas e suas estratégias para melhorar a experiência do consumidor: 46,6% das empresas já começaram a se preparar para a Black Friday e 36% pretendem investir em e-commerce ou market place para impulsionar as vendas, mostrando que a praticidade do ambiente virtual salta aos olhos do consumidor.

Mas dados da pesquisa da Globo mostram que os representantes que atuam com vendas em canais físicos têm muito a ganhar: segundo a sondagem, o contato físico é mais esclarecedor no momento da compra e a variedade de produto é o fator mais relevante. Frete grátis, qualidade do produto, preço e prazo de entrega também compõem uma boa experiência de compra.

E já há quem esteja de olho no Natal! O levantamento do Reclame Aqui aponta que 16,9% dos consumidores irão aproveitar a Black Friday para comprar os presentes do fim do ano – e 43,5% declaram que planejam comprar nesta edição porque pesquisaram e encontraram bons preços. O preço, como nos anos anteriores, volta a aparecer como o fator mais decisivo para a compra para quase 70% das pessoas.

O que é a Black Friday?

A Black Friday é um evento comercial que ocorre na última sexta-feira do mês de novembro, conhecido pelos descontos em produtos de diversas categorias, tanto em lojas físicas quanto online. A data surgiu nos Estados Unidos, no século 19, e ocorre no dia seguinte a um dos feriados mais importantes do país, o Dia de Ação de Graças, celebrado sempre na última quinta-feira do mês.

O evento marca o início de compras de fim de ano e é promovido no Brasil desde 2010. O recorde de vendas no país foi em 2018: segundo a consultoria Ebit Nielsen, apenas as vendas online da Black Friday somaram mais de R$ 2,1 bilhões.

A data é uma grande oportunidade para representantes comerciais ampliarem seu leque de vendas. Acompanhe as notícias do Core-SP para se manter atualizado e aproveitar as dicas para seu negócio!

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