Dúvidas frequentes

Clique aqui e tenha acesso aos principais serviços
pelo Setor de Atendimento do Core-SP.

Core-SP

Notícia

Acompanhe as ações que o Core-SP vem desenvolvendo contra o PL Nº 5.761/2019.

Por: Setor de comunicação | 09/12/2019 | 11:48

NOTA  À SOCIEDADE E AOS REPRESENTANTES COMERCIAIS
O PL Nº5.761/2019 põe em risco a atuação de todos os Representantes Comerciais.

Em defesa da valorização do trabalho de representantes comerciais, fundamental, há mais de cinco décadas, para o desenvolvimento econômico do Brasil – e de diversas nações – devido à alta capacidade de mediar a relação entre empresas e clientes, fazendo  com que ambos colham bons frutos durante todas as etapas do ciclo de vendas, o Conselho Regional dos Representantes Comerciais no Estado de São Paulo – CORE-SP vem a público manifestar-se contrário ao Projeto de Lei número 5.761/2019, de autoria do deputado federal Alexis Fonteyne (NOVO-SP).

O texto propõe limitar a indenização de 1/12 avos, à que o representante comercial tem direito em caso de rompimento unilateral do contrato, ao valor correspondente aos últimos DOIS anos de vigência do acordo.

Atualmente, tal valor é calculado, considerando-se o período integral de valia da parceria com a empresa representada.

Habituado a desempenhar suas funções de forma autônoma, o Representante vive – na maior parte de sua trajetória – de comissões, obtidas a partir de negócios que consegue concretizar.

Logo, a aprovação da medida proposta pelo parlamentar seria um retrocesso na Legislação e tornaria a vida de todos mais difícil.

Portanto, pedimos ao autor do projeto que repense seu objetivo e acreditamos que o parlamentar poderia atuar ao nosso lado pela redução dos tributos, constantes na tabela do Simples Nacional, o que resultaria em um equilíbrio entre os ganhos do profissional e os impostos que incidem sobre eles.

O cenário econômico do país é rondado por incertezas neste momento, e é mais do que necessário resguardar a atividade da representação comercial, bem como os direitos de quem dela depende. Isso, contudo, só se tornará possível com a união de todos aqueles que fazem parte do nosso quadro de registrados.

Saiba representante: embora tenhamos ciência das dificuldades que podem surgir em decorrência do nosso descontentamento diante do PL 5761/2019, estamos ao seu lado e – ao de toda a população – quando se trata da manutenção de direitos conquistados e dos que ainda desejamos obter.

Juntos na jornada, sempre.

Core-SP – Conselho Regional dos Representantes Comerciais no Estado de São Paulo.

 

Veja a fala do Presidente sobre as ações do Conselho em relação ao Projeto de Lei.

Clique no ícone abaixo para ter acesso ao ofício do Core-SP.

Clique no ícone abaixo para ter ao quadro comparativo sobre o PL Nº 5.761/2019.

Quadro comparativo coresp representante comercial core-sp

Mais Notícias

Coletamos dados e informações sobre a sessão exclusivamente para atendimento das atividades finais desta autarquia, por legítimo interesse do controlador, e para funcionamento de serviços de interesse do usuário de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.