Clique aqui e tenha acesso aos principais serviços
pelo Setor de Atendimento do Core-SP.
Por: Setor de comunicação | 05/07/2024, às 16:12
Doenças silenciosas, ambos vitimam anualmente mais de 700 mil pessoas no mundo e requerem atenção por apresentar sintomas comuns a outras condições, entre elas: náuseas, vômitos, vertigem, palidez na pele, inchaço nos gânglios linfáticos.
Enquanto o dia 27 de julho foi a data escolhida para alertar a respeito dos cânceres que atingem regiões, como laringe, boca, pescoço, o dia 28 está marcado no calendário como a data para a Luta Mundial Contra as Hepatites Virais. As duas situações merecem muita atenção já que, quando os sintomas aparecem, as doenças, na maioria das vezes, já se encontram em estágio avançado.
As hepatites A e E são causadas pela ingestão de alimentos contaminados ou fezes contaminadas e os vírus que as causam estão frequentemente presentes em regiões carentes de saneamento básico, sem rede de água e esgoto.
A contaminação pelos tipos B, C e D no entanto, se dá pelo compartilhamento de objetos perfuro-cortantes, tais como: agulhas, seringas e alicates, e ainda pelas relações sexuais sem proteção.
Os tipos A e E não possuem um tratamento específico, o tipo C é curado com o uso de medicamentos antivírais e o tipo B pode ser prevenido com vacinação que, consequentemente, também, previne a hepatite D, forma grave que se manifesta quando o tipo B torna-se crônico.
Já os cânceres de cabeça e pescoço, mencionados no início deste texto — como aqueles que atingem a boca, a língua e a garganta são causados pelo HPV, transmitido por práticas sexuais sem proteção, ou favorecidos pelo tabagismo.
Já os de tireoide podem ter origem hereditária, genética, ou ser consequência de exposição a agentes agressores, como alguns tipos de radiação ou agrotóxicos.
Faça exames de rotina, mantenha a vacinação em dia e use preservativos como prevenção.
Todos os tratamentos contra as doenças estão disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS) de maneira gratuita e acessível a toda a população
Saiba mais sobre elas nos links abaixo:
https://www.gov.br/ebserh/pt-br/hospitais-universitarios/regiao-sudeste/hc-ufmg/comunicacao/noticias/julho-verde-reforca-importancia-do-diagnostico-precoce-do-cancer-de-cabeca-e-pescoco
https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/h/hepatites-virais
Tem alguma sugestão, critica ou elogio? Algo que gostaria de comentar? Sentiu falta de algum serviço que o Core-SP pode oferecer?
Nosso objetivo é de aprimorar os serviços oferecidos para que possamos lhe atender cada vez melhor. Ajude a construir um novo Conselho!
Email: comunicação@core-sp.org.br