Dúvidas frequentes

Clique aqui e tenha acesso aos principais serviços
pelo Setor de Atendimento do Core-SP.

Core-SP

Blog

Core-SP na Fipan - confira a cobertura completa

Conselho teve stand na maior feira de panificação e confeitaria da América Latina

Por: Setor de comunicação | 28/07/2022, às 13:53

Mais uma feira com a participação do Core-SP: entre os dias 19 e 22 de julho, na Expo Center Norte, o Conselho fez sua estreia com um stand na Fipan, um dos grandes expoentes em eventos relacionados ao food service. Em sua 27ª edição, a feira continuou seu legado de efetivação de negócios e networking entre visitantes e expositores.

Durante a Fipan, tudo acontece em um só espaço: operadores de food service têm a oportunidade de aprimorar suas habilidades e otimizar sua produção com uma série de workshops e demonstrações. Brilham também os eventos que ocorrem em paralelo, como o Congresso Fipan, a Arena Pão, a Arena do Confeiteiro, a Fipan Pizza e a Estação Café.

Há muito o que explorar – e provar – nos quatro dias de evento, um prato cheio para representantes comerciais como o Rogério e a Márcia Tucci, que não perderam nenhuma das últimas cinco edições da Fipan. O casal é sócio de uma empresa de representação e atua no ramo de queijos, frios e importados – ele, há 25 anos, e ela, há 5, inspirada pelo marido.

Embora a concorrência e a captação de vendas sejam um desafio a eles, é justamente isso que os move a estar sempre a par de novidades e oferecer a melhor experiência ao cliente: “aprimorar meus negócios, fazer networking e encontrar parceiros” – para Rogério, a Fipan é sinônimo de possibilidade.

Márcia é formada em nutrição e viu na representação comercial no ramo alimentício uma forma de aprendizado constante e relacionamento, em especial, porque poderia oferecer conhecimentos diferentes a seus clientes, como informações nutricionais, armazenamento, higiene e organização. Estar na Fipan, para ela, é uma maneira de se manter atualizada e garantir uma boa assessoria aos seus clientes:

“Todo ano tem coisas novas no mercado. Eu estou vendendo, preciso saber quem está me cercando, quem está vendendo o que e como, que produto é melhor, qual o preço. Porque quando você chega no cliente, não pode ficar com cara de paisagem: eu sei, eu provei, eu gostei, isso eu acho que vai vender”

Márcia Tucci, representante comercial

O casal reconhece a presença da representação no ramo e observam seus desafios e oportunidades da área. Márcia observa que esse ciclo é o verdadeiro motor da profissão: encarar o obstáculo como uma forma de se superar, algo que está no DNA do representante comercial. Saiba por quê:

A convite do Core-SP, participaram também da Fipan os profissionais do Core-PR e do Core-SC. Para a responsável da Fiscalização do Core-PR, Fernanda Guimarães, esse envolvimento é fundamental para continuar promovendo a parceria entre os Conselhos Regionais: “a gente consegue unificar muito o nosso trabalho com relação à fiscalização”, pontua.

O stand do Core-SP na Fipan recebeu inúmeras visitas ao longo do evento, mas os campeões foram os representantes comerciais. “Feiras do ramo alimentício são geralmente as maiores feiras e onde tem mais representantes” - Fernanda acredita que um dos motivos é que a representação é bastante difundida no segmento, o que faz a busca pelo stand do Conselho ser mais frequente.

O vice-presidente do Core-SC, Orivaldo Besen, reforça a importância da Fipan no cenário nacional: “é uma feira que agrega várias empresas nacionais e internacionais, isso dá uma dimensão muito grande para o mercado”, diz. Segundo ele, o ambiente dinâmico da feira ajuda a fortalecer a integração entre os Cores: “é uma forma de nós começarmos a fazer no nosso estado as boas práticas que tem em São Paulo, assim como trazer para São Paulo o que nós temos no nosso estado”, explica Orivaldo.

Para o fiscal do Core-SC, Cezar Niehues, quanto mais os fiscais dos Conselhos de cada regional se aproximarem e trocarem experiência, mais unida e otimizada é a fiscalização da categoria como um todo no país.

“É o que a gente sempre fala: o Core-SC fiscalizando em Santa Catarina às vezes está ajudando o Core-SP com a fiscalização em São Paulo, e assim por diante”

Cezar Niehues, fiscal do Core-SC

Nas feiras, o papel da fiscalização é de conscientizar para que as empresas contratem representantes comerciais registrados. Isso ocorre de duas formas: por meio do atendimento a empresas que procuram o stand do Core-SP para esclarecer dúvidas e por meio da visita ativa dos fiscais aos stands dos expositores – nas quais eles apresentam o Conselho, verificam se a empresa atua com representantes e entregam material institucional. Abaixo, Cezar explica como ocorre essa ação:

A equipe jurídica do Core-SP também esteve à disposição dos visitantes na Fipan. Representantes comerciais já registrados, que desejam se registrar e empresas que buscam contratá-los são os mais frequentes. A assessora jurídica do Core-SP, Marina Demarchi, cita o caso de dois representantes que a questionaram sobre os tipos de contrato, como funcionam e a importância deles com a representada.

Esclarecemos alguns direitos que eles têm, demos algumas dicas de como buscar esses direitos e qual é o prazo para que eles façam isso sem que haja um prejuízo, uma prescrição, dessas pretensões jurídicas deles”

Marina Demarchi, assessora jurídica do Core-SP

A Fipan marca forte presença no cenário internacional, com expositores da Itália, Holanda, Portugal, Alemanha, China, França e Espanha. Entre todos os atendimentos que fez, Marina destaca o auxílio a um estrangeiro que buscou o stand do Core-SP para se informar sobre a contratação de representantes comerciais para auxiliar nos seus negócios. Confira como foi esse momento:

Informação, orientação e aproximação - a presença ativa do Core-SP busca levar conhecimento à sociedade sobre o que é o Conselho e quais as suas atribuições, fortalecendo a atuação da categoria e promovendo sua valorização em todos os segmentos!

Profissionais do Core-SP, Core-PR e Core-SC na Fipan
Visitantes sendo atendidos no stand do Core-SP na Fipan
Representantes comerciais sendo atendidos no stand do Core-SP na Fipan

 



Como podemos melhorar?

Tem alguma sugestão, critica ou elogio? Algo que gostaria de comentar? Sentiu falta de algum serviço que o Core-SP pode oferecer?

Nosso objetivo é de aprimorar os serviços oferecidos para que possamos lhe atender cada vez melhor. Ajude a construir um novo Conselho!

Email: comunicação@core-sp.org.br

Coletamos dados e informações sobre a sessão exclusivamente para atendimento das atividades finais desta autarquia, por legítimo interesse do controlador, e para funcionamento de serviços de interesse do usuário de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.