Core-SP

Blog

Como ser um Representante Comercial?

Se você é ou pretende se tornar um representante comercial, saiba o que é e para que serve o Core-SP.

Por: Márcio C. Gonçalez | 29/08/2019, às 16:36

O que faz um representante comercial?

Antes de explanar sobre o registro da profissão, é importante trazer qual sua definição exata. O representante comercial é um profissional que vai exercer a ponte entre a empresa, seus produtos e serviços, que ele representa e os clientes. É o responsável pela execução de vendas, acordos comerciais e negociações.

Entre os requisitos para o ingresso na carreira, podemos citar o bom relacionamento interpessoal, destreza comunicacional, habilidade na identificação de novos clientes e proatividade.

É essencial que esse profissional seja um especialista no produto, estando bem alinhado aos objetivos, possíveis mudanças e planos futuros. Saber ouvir é um aspecto essencial no ramo. As considerações, análises e até mesmo reclamações dos clientes podem ser importantes na melhoria dos produtos oferecidos.

Até porque o representante deve conquistar a confiança do cliente para que exista uma atmosfera de cooperação mútua. Bons representantes comerciais são imprescindíveis para o sucesso de diversas empresas e seus respectivos produtos ou serviços.

 

O que é o Core-SP?

O Core-SP - Conselho Regional dos Representantes Comerciais no Estado de São Paulo, é uma autarquia federal fiscalizadora do exercício profissional, criada pela Lei nº 4.886/65. Trata-se de um órgão consultivo, orientador, disciplinador e fiscalizador do exercício da profissão de representante comercial nesse Estado.

É uma entidade dotada de direito público, com autonomia técnica, administrativa e financeira e não recebe nenhuma subvenção do governo federal, tendo todo seu recurso alicerçado nos tributos pagos pelos representantes comerciais.

 

O que é registro no Core-SP?

A profissão de representante comercial é regulamentada pela Lei nº 4886/65, que traz em seu segundo artigo a obrigatoriedade de registro para o seu exercício. Portanto, para que o profissional seja reconhecido como tal, é exigido o registro no Core-SP.

 

Registro no Core-SP

O principal “benefício” é o exercício legal da profissão, uma vez que o registro é compulsório (obrigatório). O Core-SP regulamenta e fiscaliza o trabalho dos representantes comerciais, enquanto os sindicatos são responsáveis pela defesa dos interesses dos atuantes, sejam esses particulares, individuais ou coletivos.

 

O Core-SP, através da nova gestão administrativa, já oferece o “Programa de Benefícios”, uma ação que visa oferecer para os representantes comerciais do Estado, com registro ativo e regular no Conselho, descontos especiais em empresas e serviços cadastrados, tais como: drogarias, postos de gasolina, operadoras de seguros, planos de saúde e odontológicos, entre outros com descontos em diversas empresas e serviços cadastrados – por exemplo, postos de gasolina, planos de saúde e odontológicos, entre outros.

Frise-se que o Core-SP não terá nenhum ganho financeiro, nem haverá transferência de recursos ou qualquer outro tipo de receita, com as parcerias estabelecidas. O objetivo é tutelar o interesse público e o bem estar social da categoria profissional.

 ­A lista dos serviços e atualizações das parcerias estão disponíveis no link abaixo e divulgadas em nosso whatsapp.



Como podemos melhorar?

Tem alguma sugestão, critica ou elogio? Algo que gostaria de comentar? Sentiu falta de algum serviço que o Core-SP pode oferecer?

Nosso objetivo é de aprimorar os serviços oferecidos para que possamos lhe atender cada vez melhor. Ajude a construir um novo Conselho!

Email: comunicação@core-sp.org.br

Whatsapp: (11) 3243 - 5516