Dúvidas frequentes

Clique aqui e tenha acesso aos principais serviços
pelo Setor de Atendimento do Core-SP.

Core-SP

Blog

Como os representantes comerciais podem aproveitar a Black Friday para vender mais?

Saiba como ganhar a atenção dos clientes e relevância no mercado

Por: Setor de comunicação | 17/11/2022, às 15:07

O maior evento de compras do ano está batendo na porta: na próxima semana, na sexta-feira (25), acontece a Black Friday, data conhecida pelos descontos em produtos de diversas categorias, tanto em lojas físicas quanto online. Vale destacar que a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) prevê que a data movimente R$ 6,05 bilhões! Você não vai querer ficar de fora, certo?

Mas como pequenos e médios comerciantes podem competir com grandes varejistas pela atenção nas compras? Pensando nisso, o Core-SP preparou cinco dicas úteis para os representantes comerciais que querem aproveitar a data para ganhar relevância no mercado e aproveitar o melhor que a Black Friday tem a oferecer!

  1. Conheça seu público-alvo

Ficar atento a quem está comprando seu produto é bastante útil na hora de desenvolver estratégias específicas para chamar sua atenção. Mas cuidado: além de olhar dados anteriores de suas próprias vendas para fazer uma prospecção, o comportamento dos clientes muda a cada ano. Construir uma base de consumidores é sempre uma boa.

Quais produtos meus clientes compram outra vez, mesmo sem grandes descontos? Se vende bem, uma dica pode ser ofertá-lo com um desconto menor ou associado a um brinde. Quais produtos não estão tendo uma boa saída?  Já se está parado no estoque, talvez seja interessante oferecer um desconto maior.

Tenha em mente que o barato sai caro – uma análise do google sobre as buscas na plataforma mostram que o interesse por um produto “melhor” superou, pela primeira vez em 2022, a do produto “barato”. A intenção de compra na Black Friday também aumentou 29% em relação ao ano passado, segundo um levantamento do Google com o Instituto Ipsos. As principais categorias são roupas, livros, calçados, celulares e eletroportáteis.

  1. Planejamento

Antecipação é a chave para estar à frente. Estude o mercado para identificar tendências e implementar melhorias – além de mantê-lo atualizado, isso lhe ajudará a ganhar relevância e visibilidade. Não esqueça que o primeiro jogo da Copa do Mundo será logo depois da Black Friday, que tal tentar aproveitar esse momento para planejar estratégias criativas relacionadas ao mundial?

O planejamento também envolve questões de ordem prática: tenha em vista seu estoque, disponibilidade de produtos e entrega. O objetivo da Black Friday é garantir bons preços finais aos consumidores, mas sem prejudicar o próprio vendedor – uma dica, nesse sentido, é revisar e negociar constantemente as taxas de frete e juros.

  1. Defina seus diferenciais

Entre os vendedores de canais presenciais, o destaque vai para a variedade de produtos: o estudo da Globo sobre a Black Friday aponta que a diversidade de oferta do ponto de venda físico é 40% relevante. O preço, sem surpresa, é ainda mais observado, sendo 58% relevante.

É importante lembrar que o consumidor procura promoções reais e, em muitas casos, a escolha entre um vendedor e outro é por conta do desconto. O cliente começa a pesquisar e monitorar o preço do produto e serviço meses antes, com busca intensificada, segundo o estudo da Globo, nos 10 dias que antecedem a Black Friday.

Mais do que chamar a atenção por um preço acessível, não esqueça de ter uma entrega realista: não adianta dar um grande desconto e aumentar o valor do frete para compensar, ou o contrário. Caso não seja possível dar um valor expressivo de desconto, brindes e cupons podem ser ótimas alternativas. A palavra de ordem aqui é criatividade!

  1. Diversificar métodos de pagamento

A flexibilidade de pagamento é o terceiro item (27%) mais relevante ao consumidores que optam por compras em canais físicos. Restringir demais pode custar uma venda, pois embora a pessoa esteja interessada no produto ou serviço, o modo de pagamento pode fazer a diferença na escolha entre um vendedor e outro.

Não pense que o boleto está ultrapassado: 53 milhões de brasileiros não possuem conta bancária (IPEA – 2011), o que mostra que ele continua sendo necessário. Mas não é a única opção. Cartões de crédito e débito são muito úteis – se possível, diversifique as bandeiras bancárias e número de parcelas. O PIX chegou como uma alternativa de peso por sua rapidez e tarifa zero; em muitos casos, quem opta por essa opção tem desconto, afinal, é interessante tanto para quem compra quanto para quem vende!

  1. Invista no pós-venda

Mais barato do que conquistar um novo cliente é fidelizar um que já está com você – o custo é bastante expressivo, de 5 a 25 vezes mais barato para o comerciante. Veja bem, se seu cliente está satisfeito com seu serviço, a busca por um concorrente diminui significativamente. Além disso, a retenção de um consumidor que tem uma ótima experiência de compra torna mais possível a indicação para amigos e familiares.

Manter um relacionamento próximo vai além da gentileza: atente-se as necessidades e entenda as dificuldades do seu cliente para corresponder com suas expectativas. O bom atendimento é fundamental para garantir a fidelização, continuar o contato após a compra inclui várias possibilidades, veja algumas: envie avisos de futuras promoções, informe lançamento, parabenize pelo aniversário, ofereça descontos personalizados em produtos que complementem uma compra já efetuada.



Como podemos melhorar?

Tem alguma sugestão, critica ou elogio? Algo que gostaria de comentar? Sentiu falta de algum serviço que o Core-SP pode oferecer?

Nosso objetivo é de aprimorar os serviços oferecidos para que possamos lhe atender cada vez melhor. Ajude a construir um novo Conselho!

Email: comunicação@core-sp.org.br

Coletamos dados e informações sobre a sessão exclusivamente para atendimento das atividades finais desta autarquia, por legítimo interesse do controlador, e para funcionamento de serviços de interesse do usuário de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.