CORE-SP

#setembroamarelo

Campanha Brasileira de Prevenção ao Suicídio

Atendimento on-line

Clique aqui e tenha acesso aos principais serviços pelo Setor de Atendimento do Core-SP.

Core-SP

Blog

Valorize a vida

#setembroamarelo

Por: Setor de comunicação | 09/09/2020, às 12:28

Setembro Amarelo: tempo de cuidar da nossa própria saúde mental e também de quem amamos

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 800 mil pessoas cometem suicídio todos os anos. A ação geralmente é precedida por um momento de colapso mental, e se não conseguir da primeira vez, provavelmente o indivíduo, que guarda para si, problemas decorrentes de ansiedade e depressão, fará uma segunda tentativa.

Foi pensando nisso que, desde 2014, a OMS publicou o artigo intitulado  “Prevenção do suicídio: um imperativo global", que aborda os fatores que influenciam no aumento desses números, especialmente na população entre 15 e 29 anos, além de estabelecer iniciativa para reverter tal cenário - incluindo uma intervenção rápida, como o acompanhamento com psiquiatras e psicoterapeutas, e o apoio da família, dos amigos e das demais pessoas com quem convive.

É fundamental, aliás, que todos os envolvidos na situação, ouçam e sejam ouvidos. Por isso, é importante buscar ajuda profissional, que pode chegar até aqueles que precisam de maneira gratuita e urgente pelo Centro de Valorização da Vida, que funciona 24 horas, 7 dias por semana, via telefone no número 181, ou pelo chat, que pode ser acessado em: cvv.org.br

 

Mustang amarelo

Embora seja muito divulgada no Brasil desde 2014, a iniciativa foi motivada pela história do jovem Mike Emme, que reformou e pintou de amarelo o Mustang que havia reformado semanas antes tirar a própria vida, e dentro do qual foi encontrado pelos pais, Darlene e Dale que, a fim de evitar que outros jovens da vizinhança perdessem a vida do mesmo modo, prepararam, no dia do funeral - com a  colaboração de amigos e outros parentes -  um cesto com cartões contendo fitas amarelas com uma frase simples e seus telefones.

A repercussão foi muito positiva e deu origem à entidade Yellow Ribbon (Fita Amarela), inspirando a criação de organizações similares em outros países, como o próprio CVV, bem como essa campanha (acesse os links das matérias completas no fim deste texto.

O Core-SP apoia a iniciativa e salienta: peça ajuda. Você não está sozinho e seu apoio pode ser essencial a outras pessoas.


Serviço
Centro de Valorização da Vida CVV
Telefone:181 ou chat on-line em: cvv.org.br.


Links úteis

https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=5671:folha-informativa-suicidio&Itemid=839

https://aventurasnahistoria.uol.com.br/noticias/reportagem/setembro-amarelo-o-triste-motivo-pelo-qual-a-cor-foi-escolhida.phtml



Como podemos melhorar?

Tem alguma sugestão, critica ou elogio? Algo que gostaria de comentar? Sentiu falta de algum serviço que o Core-SP pode oferecer?

Nosso objetivo é de aprimorar os serviços oferecidos para que possamos lhe atender cada vez melhor. Ajude a construir um novo Conselho!

Email: comunicação@core-sp.org.br

Whatsapp: (11) 3243 - 5516